Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas vencem e convencem

Por Sporting CP
16 Abr, 2023

​Triunfo sobre o FC Famalicão no regresso à Liga (3-1)

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu este domingo o FC Famalicão por 3-1, no Estádio Aurélio Pereira, em partida referente à 18.ª jornada da Liga BPI.

De volta à acção após uma paragem de cerca de três semanas para os compromissos das selecções nacionais, as Leoas apresentaram-se em Alcochete com duas alterações no onze titular. Brenda Pérez e Ana Teles regressaram às escolhas iniciais, por troca com as duas lesionadas Andreia Bravo e Chandra Davidson, tendo pela frente o quinto classificado da tabela.

Ainda antes do arranque do encontro, nota para o facto de o presidente do Conselho Directivo do Sporting CP, Frederico Varandas, se ter deslocado até ao relvado para homenagear Ana Borges e Diana Silva, dupla que completou 150 jogos de Leão ao peito, e também Bruna Lourenço, jovem central de 24 anos que atingiu a marca redonda dos 100 duelos disputados de verde e branco.

As Leoas entraram a mandar na partida, fixaram-se no meio-campo famalicense e ficaram perto de inaugurar o marcador por duas vezes nos instantes iniciais. Primeiro foi Diana Silva, que surgiu isolada e rematou para uma defesa providencial de Dani Neuhaus, e logo a seguir Brenda Pérez acertou com estrondo na barra num remate de longe, preparando terreno para o que se seguiria.

Isto porque, tal como diz o ditado, à terceira foi de vez. Aos 14 minutos, Maiara Niehues conduziu um ataque rápido, a bola sobrou para Brenda Pérez e esta, sem hesitar, disparou e fez um grande golo do meio da rua, colocando o Sporting CP a vencer. Depois, as Leoas mantiveram o pé no acelerador e podiam ter dilatado por Maiara Niehues, Diana Silva e Ana Teles, mas sem sucesso.

Numa primeira parte de sentido único, a turma Leonina dominava em toda a linha, mas a verdade é que nos momentos antes do intervalo as oportunidades escassearam. A excepção saiu dos pés de Ana Capeta, que cheirou o golo ao ver a bola passar muito perto do poste num livre directo, sendo que até ao descanso o FC Famalicão também criou a única ocasião de que dispôs.

No reatamento, as visitantes inverteram os papéis, entraram melhor e deram mostras de querer discutir o encontro olhos nos olhos. Marie-Yasmine Alidou criou as duas primeiras situações de perigo, com os remates a falharem o alvo, só que na resposta Ana Teles fez um passe a rasgar a defesa para Maiara Niehues e esta, isolada, contornou a guarda-redes com classe e fez o 2-0.

Ainda com cerca de meia hora para jogar, Cláudia Neto entrou para o lugar de Ana Teles, sendo que depois disso a partida perdeu intensidade e foram raras as ocasiões de golo. Mais confortável com a vantagem conseguida, o Sporting CP deixou de investir tanto no ataque e acabou por ver o FC Famalicão reduzir, aos 74 minutos, por intermédio de Marie-Yasmine Alidou.

Até final, a turma Leonina voltou a assumir as rédeas. Ana Capeta viu a guarda-redes negar-lhe o golo com uma defesa atenta, mas acabaria por ser a recém-entrada Maísa Correia, de 16 anos, a surgir isolada e a fazer o 3-1, naquele que foi o seu terceiro golo em quatro jogos na Liga BPI. O FC Famalicão ainda acertou na barra já a fechar, mas o triunfo ficou conformado logo depois.

As Leoas voltam a jogar no próximo domingo, dia 23 de Abril, em casa do SF Damaiense.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C] (Rita Fontemanha, 90+2’), Bruna Lourenço, Alícia Correia, Fátima Dutra, Joana Martins, Brenda Pérez (Carolina Beckert, 90+2’), Maiara Niehues (Maísa Correia, 77’), Ana Capeta (Inês Gonçalves, 90+2’), Diana Silva e Ana Teles (Cláudia Neto, 60’).