Rita Fontemanha: "Tem sido um início muito positivo"
16 Jul, 2025
Médio faz balanço de uma semana de trabalhos. Reforço Tânia Rodrigues já integrada.
A completar a primeira semana de trabalho de pré-época, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal prossegue os treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Rita Fontemanha, uma das capitãs de equipa, fez um primeiro balanço, com as sensações muito positivas retiradas da preparação.
“Tem sido um arranque de temporada bom. É sempre bom regressar, notava-se que as pessoas já tinham saudades de estar aqui, de partilhar o espaço e também o balneário. Integrar também as novas jogadoras, mostrar-lhes aquilo que é ser e viver Sporting CP. Acho que tem sido um início muito positivo”, disse aos meios do Clube.
Para a jogadora, ter mais tempo de pré-época tem benefícios na coesão de grupo. “A melhor parte de termos alguns meses de pré-época é podermos integrar toda a gente, podermos falar todas a mesma ‘língua’ dentro do campo independentemente de falarmos línguas diferentes fora dele, criarmos um espírito e uma união inigualáveis, porque o objectivo passa muito por aí, ter uma equipa não só dentro, mas também fora de campo”.
Rita Fontemanha explicou como tem sido o arranque da pré-época a nível individual. “Tem sido positivo. Acho que me preparei bem naquilo que é a ‘off season’. Tenho sempre essa preocupação de chegar aqui em boas condições para poder fazer o meu trabalho da melhor forma. Estou satisfeita, mas ainda há muito a fazer”.
Ainda com algumas jogadoras de fora, nomeadamente devido a trabalhos de selecções, Rita Fontemanha está confiante e empenhada numa mensagem de força de equipa que vai ter o melhor eco em todas as atletas do plantel.
“Sempre disse desde o primeiro dia em que cheguei aqui que estar no Sporting CP implica e significa querer ganhar tudo aquilo em que estamos inseridas. O padrão será exactamente o mesmo, mas passa também por integrar estas pessoas o mais rapidamente possível, fazê-las sentir aquilo que é o Sporting CP e quererem tanto quanto quem já estava cá cumprir esses objectivos, ser Campeãs Nacionais, como já referi na minha renovação, que era o meu grande objectivo”.
Quanto ao trabalho no relvado, o reforço Tânia Rodrigues já trabalha integrada e Flor Bonsegundo, que está na Copa América, marcou ontem o golo que permitiu à selecção da Argentina vencer o Uruguai por 1-0.