Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas de regresso às vitórias

Por Sporting CP
11 Jan, 2026

Sporting CP vence por 2-3 em casa do Racing Power FC para a Liga, com direito a reviravolta

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou às vitórias na Liga, com triunfo em casa do Racing Power por 2-3, na 9.ª jornada que assinalou o final da 1.ª volta. O Sporting CP fecha assim a primeira volta com mais três pontos. 

Um triunfo justo, com reviravolta, pois as Leoas de Micael Sequeira estiveram a perder por 2-1. Um momento de grande inspiração de Telma Encarnação com remate de pé esquerdo, sem preparação e que deu um grande golo, acabou por ser determinante para a vitória das Leoas, com um pouco mais de uma hora de jogo.

Na semana anterior, o Sporting CP tinha defrontado o SCU Torreense para a Taça da Liga (empate a um golo) e este domingo houve o regresso da Liga e de Ana Welmman à baliza, Mackenzie Cherry (defesa) e de Carla Armengol (ataque) ao onze, por troca com Julia Wozniak, Georgia Eaton-Collins e Daniela Arques.

O Sporting CP começou bem, dominador e com 2’, Telma Encarnação, em remate de primeira de pé esquerdo, após cruzamento de Beatriz Fonseca, proporcionou defesa de Natalia Exposito.

Mas por volta dos 10’, a equipa da casa começou a dar sinais de inconformismo e Inês Gonçalves rematou de pé esquerdo ao lado. Aos18’, cabeceamento de Neuza Besugo à figura e aos 20’, de fora da área, Inês Gonçalves atirou à trave da baliza de Ana Welmman. Aos 23, Neuza Besugo na direita teve um centro remate que bateu na trave da baliza Leonina, numa fase de maior ascendente do Racing Power FC.

Aos 26’, resposta Leonina, com boa solicitação de Beatriz Fonseca para a desmarcação de Telma Encarnação, que rematou de pé direito para defesa de Exposito.

Aos 27’, após pontapé de canto, Ashley Baron ganhou nas alturas e Érica Cancelinha atirou para a baliza, de pé esquerdo. Uma jogadora da equipa do Racing Power FC tirou a bola já depois da linha de golo e o Sporting CP inaugurou o marcador. Foi o primeiro golo de Érica Cancelinha na Liga.  

Aos 31’, Ana Wellman fez uma boa defesa e na sequência do pontapé de canto, Ana Nogueira cabeceou colocado para o empate do Racing Power FC.  

Aos 36’, após pontapé de canto, um desvio infeliz de Beatriz Fonseca, de cabeça, colocou a bola no fundo da baliza Leonina e o Racing Power FC passou para a frente no marcador, por 2-1.

No tempo de compensação da primeira parte, uma excelente jogada individual de Jeneva Gray culminou em assistência para Beatriz Fonseca para boa defesa de Exposito e num canto, Brittany Raphino antecipou-se à guarda-redes e desviou para o fundo da baliza a equipa da casa. 

A jogada foi analisada pelo vídeo-árbitro para verificar se tinha havido falta da ponta-de-lança Leonina, mas sem qualquer existência de irregularidade, o Sporting CP fez o 2-2, em golo de Britanny Raphino.

No segundo tempo, Micael Sequeira lançou no jogo as médios Andreia Bravo e Daniela Arques e a velocidade de circulação de bola aumentou. Aos 51’, Brittany Raphino, assistida por Beatriz Fonseca, rodopiou e rematou na área, por cima da baliza do Racing Power FC.

Aos 66’, o momento do jogo. Telma Encarnação, em remate de pé esquerdo sem deixar a bola cair, após bom cruzamento na direita de Beatriz Fonseca, fez um golo de levantar o Estádio, para o 2-3 no marcador. Uma grande execução de Telma Encarnação e um golo de antologia do Sporting CP.

O Sporting CP melhorou muito o rendimento colectivo no segundo tempo, Telma Encarnação e Matilde Nave (boa entrada em jogo da jogadora formada no Clube) tiveram oportunidades para fazer o 2-4, mas os remates não encontraram o fundo das redes.

Do lado da equipa da casa, Inês Gonçalves teve algum espaço na área, mas perdeu tempo para o remate.

Aos 80’, uma expulsão para cada lado. Um desentendimento entre Pamela Gonzalez e Telma Encarnação acabou em cartão vermelho directo para as duas futebolistas.

Até final, o Sporting CP controlou. No mesmo lance Carolina Santiago e Matilde Nave estiveram perto do 2-4 e as Leoas asseguraram o merecido triunfo, com boa reacção das jogadoras verde e brancas às dificuldades criadas pela formação de Setúbal.   

Sporting CP: Ana Welman [GR], Jeneva Gray (Flor Bonsegundo, 89’), Érica Cancelinha, Telma Encarnação, Benda Pérez [C] [Daniela Arques, 46’), Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Matilde Nave, 65’), Brittany Raphino (Carolina Santiago, 65’), Carla Armengol (Andreia Bravo, 46’), Mackenzie Cherry, Ashley Barron