Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Movimentos olímpicos no futebol de formação

Por Sporting CP
27 Mar, 2021

Halterofilista João Melo deu acção aos preparadores físicos e fisioterapeutas

O Sporting Clube de Portugal levou a cabo uma acção de formação com João Melo, campeão nacional de halterofilismo (categoria -96kg), direccionada aos preparadores físicos e fisioterapeutas da Academia Sporting.

O halterofilista e o coordenador da Unidade de Perfomance, Francisco Tavares, procuraram demonstrar a mais valia que poderá trazer a incorporação de alguns movimentos olímpicos, e as suas variantes, na preparação dos jogadores de formação da Academia Sporting.

Os movimentos olímpicos são caracterizados pela alta de saída de potência mecânica, associada aos altos valores de carga mobilizados a altas velocidades de deslocamento das mesmas.

As características de tripla-extensão, natureza da balística do movimento e altos valores de potência gerados apresentam um grande transfer para as acções explosivas que se encontram no futebol, tais como a mudança de direçcão, o sprint ou o salto. Por esta razão, várias academias em Inglaterra incluem este tipo de movimentos na prática regular dos treinos de força e potência dos seus atletas

Devido à componente técnica ser elevada, a aprendizagem destes movimentos será integrada no MLDA (Modelo Longitudinal de Desenvolvimento dos Atletas do Sporting), indo desde a aquisição técnica a partir dos 12 anos de idade até ao expoente máximo de estímulo para a potência no escalão de sub-19, respeitando sempre a individualidade de cada atleta.