Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Ivo Martins

Guarda-redes em acção sobre comunicação

Por Sporting CP
07 Mar, 2022

Jovens Leões e Leoas aprenderam em Alcochete

Os guarda-redes do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal tiveram, esta segunda-feira, um dia diferente.

Decorreu, na Academia Cristiano Ronaldo, uma acção sobre a comunicação dos guarda-redes com a organização a estar a cargo do departamentos de psicologia e do departamento dedicado aos guardiões Leoninos.

Marcaram presença guarda-redes dos escalões masculinos e femininos, sendo que o foco esteve na importância da comunicação em campo para aquela posição. A acção esteve dividida entre a sessão teórica e a prática.

Miguel Sá, psicólogo do desporto, foi um dos envolvidos e fez um balanço positivo da formação. "Ao início, há sempre alguma timidez e é um momento estranho, mas foram-se soltando e percebendo o que queríamos incutir. Houve uma grande abertura e sinceridade a discutir os diferentes temas. Ficaram com ideias muito interessantes para aplicar no treino e na competição", disse à Sporting TV, detalhando depois o trabalho desenvolvido.

"Na parte teórica, a ideia era desmontar o processo de comunicação para que depois, identificando as diferentes partes, possam perceber de forma mais clara onde podem melhorar. A parte prática foram situações simuladas de jogo para perceberem como se devem posicionar nessas situações", referiu.

Francisco Silva, guarda-redes de 16 anos que actua nos sub-19, foi um dos jovens futebolistas do emblema de Alvalade que participaram: "O Sporting CP tem-nos trazido estes pequenos detalhes com o departamento de psicologia. Aprendemos coisas que, se calhar, não prestávamos tanta atenção".

Para Ana Rita Oliveira, guardiã de 18 anos que joga pela equipa B feminina - já se tendo estreado pelo conjunto principal - "é óptimo" que o Sporting CP dê este tipo de oportunidades: "Sentimo-nos envolvidas no processo. (...) Guarda-redes é das posições mais difíceis em campo e é um orgulho podermos ser capazes de fazer isso no Sporting CP".