Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Filipe Pedro: "Será, sem dúvida, um grande jogo de futebol"

Por Sporting CP
06 Abr, 2022

Jovens Leões enfrentam FK Dynamo Kyiv nos 'oitavos' da UEFA Youth League

Depois de o encontro ter sido adiado devido à situação de guerra que se vive na Ucrânia, a equipa jovem de futebol do Sporting Clube de Portugal vai defrontar, esta quinta-feira (13h00), os ucranianos do FK Dynamo Kyiv, em partida única a contar para os oitavos-de-final da UEFA Youth League e que terá transmissão na Sporting TV. O encontro seria realizado inicialmente na Ucrânia, tendo então a UEFA alterado o palco da partida para o Estádio Giulești-Valentin Stănescu, em Bucareste, na Roménia.

Já com o plantel verde e branco instalado na capital romena, o treinador Filipe Pedro garantiu ter encontrado "as condições perfeitas para preparar um jogo que vai ser difícil e extremamente importante". De seguida, em declarações aos meios de comunicação do Clube, fez o ponto de situação da sua equipa: "O momento que se vive na equipa é bastante positivo, tanto em termos de ambiente como de foco. Sabemos que será um jogo competitivo e também uma grande oportunidade para mostrar a qualidade que temos. Tem sido esta uma das mensagens passadas para os jogadores e estamos preparados".

Com uma equipa composta por jovens jogadores de vários escalões de formação, o técnico sublinhou que "é sempre difícil fazer escolhas num grupo de tão vasta qualidade", o que também reforça a responsabilidade dos escolhidos, considerou. "Deixamos uma palavra aos que ficaram e passa a responsabilidade aos que estão, que têm de o justificar e, também em sinal de respeito a quem ficou, têm de dar o seu melhor", frisou, antes de enaltecer também os momentos de união entre escalões que a competição europeia tem proporcionado. 

"A UEFA Youth League tem tido um cariz muito especial, temos juntado muitos grupos nestes momentos devido à junção de [jogadores] sub-19, sub-23 e da equipa B, alguns até com momentos na equipa A. Os jogadores têm tido o mérito de se relacionarem e criarem laços muito fortes. A equipa está unida, preparada para momentos difíceis e de superação, tal como já tivemos de o demonstrar nesta prova, mostrando que somos mais do que uma equipa", disse Filipe Pedro, acrescentando: "Este é mais um momento desses, não só pela dificuldade do próprio jogo, mas por tudo o que este envolve. Sabemos que é muito mais do que um jogo". 

"Para o FK Dynamo Kyiv tem um significado muito grande, até pelas declarações dos seus dirigentes, porque representam também a imagem do povo ucraniano neste momento. Para nós também é mais do que um jogo, porque nos dá a possibilidade de passar aos quartos-de-final e continuar a escrever História, aproveitando para nos desenvolvermos", detalhou.

Por fim, com o encontro a decorrer envolto num contexto muito delicado, o treinador Leonino destacou que todos, no Sporting CP, estão "sensíveis ao momento que se vive na Ucrânia", acrescentando que "durante os 90 minutos esse sentimento vai transformar-se em respeito pelo adversário, pelo jogo e por nós próprios". "Vamos dar 200% para vencer o encontro e será, sem dúvida, um grande jogo de futebol pela qualidade dos jogadores de ambas as equipas", sentenciou.

De seguida foi a vez de Mateus Fernandes, médio de 17 anos, a lançar a partida. "Fomos muito bem recebidos aqui na Roménia. Já tivemos a oportunidade de treinar no campo onde vamos jogar e tem todas as condições. Portanto, está tudo ao nosso alcance, a equipa está muito motivada e confiante", adiantou o jovem Leão, antes de encarar o embate, corroborando a mensagem do seu treinador: "Não estamos indiferentes ao que se passa na Ucrânia, mas essa solidariedade vai transformar-se em respeito dentro de campo para com os nossos adversários, de forma a tentar alcançar os nossos objectivos".

Embora ciente das dificuldades que pode encontrar em campo, Mateus Fernandes quer manter o foco "naquilo que podemos controlar e fazer", ou seja, completou: "Praticar o nosso jogo e desfrutar desta competição única".

Entretanto, apesar da indefinição nesta eliminatória, a prova seguiu o seu curso e é sabido que o vencedor desta partida terá o SL Benfica à espera nos 'quartos'. Os jovens Leões chegaram a esta fase pela primeira vez na História, tendo terminado a fase de grupos na primeira posição, superando Borussia Dortmund, AFC Ajax e Beşiktaş JK.