Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Acção de capitães na Academia com a presença das modalidades

Por Sporting CP
27 Abr, 2022

Diogo Ventura e Salvador Salvador deram conta da experiência, com o foco na ‘Comunicação e Feedback’

A Academia Sporting, em Alcochete, voltou, nesta quarta-feira, a ser palco de mais uma palestra para os capitães entre os 14 e os 18 anos das equipas femininas e masculinas de futebol do Sporting Clube de Portugal.

Esta acção, a terceira de quatro, faz parte de uma formação que a direcção da Academia criou há vários meses com o intuito de ajudar cada capitão a desempenhar melhor as suas funções.

Desta feita a temática foi a “Comunicação e Feedback”, com a primeira parte a ser dada pelos capitães das equipas principais de basquetebol e andebol, respectivamente, Diogo Ventura e Salvador Salvador, e a segunda pelos psicólogos da Academia Sporting.

O basquetebolista e o andebolista falaram sobretudo do papel da comunicação em equipas recheadas de jogadores de outras nacionalidades, com experiências distintas e até idades muito dispares, entre tantas outras singularidades, dando conta das suas vivências dentro das equipas que lideram.

“É de uma importância extrema partilhar estes momentos com os mais novos e, para mim, foi uma honra e um prazer falar com eles”, começou por dizer Diogo Ventura, referindo: “Muitas vezes no dia-a-dia, nós, capitães, só agimos, por isso exteriorizar aquilo que fazemos até foi um bocado difícil, mas acho que correu muito bem e que foi muito positivo”.

Além da experiência que passou aos jovens futebolistas, Diogo Ventura disse ainda, aos meios de comunicação do Sporting CP, cinco características que cada capitão Leonino deve ter: “Responsabilidade, prazer, honra, exemplo e esforço”.

Salvador Salvador também falou após esta acção, dando conta da satisfação por ter sido convidado para partilhar a sua experiência: “Tentei passar-lhes aquilo que tenho vivido, as sensações e as dificuldades, e aquilo que tenho feito para ultrapassar as coisas que aparecem. No meu caso, numa outra modalidade e claro que há diferenças, mas não em tudo. Acho que correu bem e que os miúdos gostaram”.

“Como capitão tento ser um exemplo dentro e fora de campo, manter uma boa comunicação entre todos e tento passar a todos os jogadores que ser jogador do Sporting CP é diferente de sê-lo noutro clube. Muitas vezes não se tem noção da dimensão do Sporting CP e o que é jogar perante os nossos adeptos”, referiu Salvador Salvador.

Na segunda parte desta terceira acção, Samuel Justo (capitão, sub-19) e Luana Barata (capitã, sub-19) foram os escolhidos para passar da teoria à prática, num exercício de comunicação, e Manuel Mendonça (capitão, sub-17) também teve a palavra para contar aos restantes jovens capitães como tem sido capitanear os juvenis do Sporting CP e a forma como tem trabalhado, em conjunto com o departamento de psicologia, para ser um melhor líder e um melhor comunicador.

“O melhor destas palestras é retirar coisas para sermos melhores capitães daqui para a frente. Sem dúvida que, a partilha de experiência e os exemplos que nos são dados, nos ajudam a melhorar em várias aspectos”, disse Francisco Machado (capitão, sub-16), revelando o que é para ele ser capitão numa equipa do Sporting CP: “É ser um exemplo, dar a cara e transportar os valores do Sporting CP dentro e fora de campo”.

Laura Varela da Silva (capitã, sub-15) partilhou das mesmas ideias. “Estas acções são sempre muito importantes porque nos ajudam a crescer e a ajudar-nos a nós próprios e às nossas equipas. Esta sobre a comunicação foi, tal como as outras, muito interessante, porque a comunicação é um tópico fundamental e a base para tudo nesta função porque somos nós que temos de fazer a ponte entre a equipa técnica e a equipa”, afirmou, manifestando: “É um orgulho e um privilégio ter sido escolhida como capitã num clube como o Sporting CP, que é uma referência”.