Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Diário de Riga - Dia 2

Por Sporting CP
27 Abr, 2022

Passeio por Riga, fotografias oficiais e treino no palco de todas as decisões

Eis que terminou o primeiro dia completo em Riga. Na prática, é o primeiro dia 'oficial' e sem o aparato e cansaço das viagens. Foi também a primeira vez em que houve algum tempo para ver realmente a cidade, que se revelou bonita e limpa - pelo menos onde estivemos.

Depois do pequeno almoço, a comitiva foi dar um passeio ao sol (e ao frio, ainda que completamente suportável) ao amplo parque Bastejkalns, localizado a poucos metros do hotel. No centro do parque, o Brīvības piemineklis, o Monumento da Liberdade que homenageia os soldados mortos na Guerra da Independência da Letónia (1918-1920).

Ainda no parque Bastejkalns, a equipa realizou uma actividade conduzida pelo treinador-adjunto Filipe Rodrigues que promoveu o espírito de grupo e realçou a importância da entreajuda para atingir um objectivo comum.

De volta ao hotel, foi altura de mudar de roupa. O plantel, sempre bem-disposto, vestiu os equipamentos oficiais de jogo para tirar as fotografias oficiais da final four da UEFA Futsal Champions League. O fotógrafo da UEFA apanhou os jogadores Leoninos individualmente - o que causa sempre um alarido saudável - e, depois, colectivamente.

Depois do almoço, enquanto a equipa descansava e se preparava para o treino, foi altura de passear um pouco até ao centro de Riga e procurar um bom sítio para beber café. O sítio escolhido não foi o ideal, ainda que também não fosse péssimo, mas o passeio valeu a pena. Com muita gente na rua e comércio local por onde parar, dar uma volta num tempo morto foi uma escolha acertada. Para repetir nos próximos dias.

Finalmente, algum futsal! O autocarro levou-nos até à Arēna Rīga, que vai receber o torneio, e as primeiras impressões foram excelentes. As condições de alto nível deixaram todos satisfeitos e o interior tem algumas semelhanças com a Almaty Arena, no Cazaquistão, onde o Sporting CP conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League, em 2019.

Na entrada dos jogadores e das comitivas, estão exibidos nas paredes pósteres dos eventos já recebidos pela Arēna Rīga. Entre eles, estão actuações do Cirque du Soleil ou concertos das bandas Muse, Depeche Mode, KISS, Scorpions ou Black Sabbath, sendo que também já actuaram no local Björk, Elton John e James Brown, por exemplo.

Depois do treino, que teve a duração de cerca de uma hora e decorreu com normalidade, a viagem até ao hotel contou com o karaoke dos jogadores. 'Ninguém é de Ninguém', de João Pedro Pais, foi um dos temas que teve a honra de ser entoado pelos Campeões Nacionais e Europeus de futsal. É pena é que a desafinação também tenha reinado.

Regressados ao hotel e com o jantar comido, os matraquilhos voltaram a ser o assunto do momento. Aqui e ali, sempre que possível, todos têm aproveitado para mostrar os seus dotes, tanto os craques como aqueles que nunca tinham jogado antes (ou pelo menos é o que parece...).

Amanhã há mais um treino na Arēna Rīga, o último antes das meias-finais contra o ACCS Asnières Villeneuve 92. Também amanhã, Nuno Dias vai-se juntar a Sergio Mullor, treinador dos franceses, para a conferência de imprensa de antevisão. Apesar do bom e descontraído ambiente, sente-se que as decisões estão cada vez mais perto. Do que é possível ver, todos estão preparados para isso.

Por Luís Santos Castelo, em Riga.