Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "Momento muito bom para a evolução dos jogadores"

Por Sporting CP
18 Out, 2022

​Sporting CP estreia-se na Al Abtal International Cup contra o Red Star Belgrade

O Sporting Clube de Portugal vai voltar a estar presente na Al Abtal International Cup, torneio promovido pelo Ministério do Desporto da Arábia Saudita que visa projectar as futuras estrelas do futebol internacional. Após terem vencido esta competição na temporada passada, ao baterem o GNK Dinamo Zagreb na final, os Leões estão agora inseridos no grupo A, juntamente com Valencia CF, AS Monaco, Red Star Belgrade e os sauditas do White Falcons e Green Falcons.

O primeiro duelo está agendado já para esta quarta-feira (10h30, hora de Portugal continental e Madeira), contra os sérvios do Red Star Belgrade, na Cidade do Futebol espanhola, em Madrid. Pedro Coelho, que habitualmente lidera os sub-19, vai comandar esta equipa Leonina na estreia, juntamente com José João, dos sub-17, e considera que esta participação será uma mais-valia.

“É um momento muito bom para a formação dos nossos jogadores. Nesta fase de especialização e chegada ao alto rendimento, que começa depois nos sub-19, sub-23 e na equipa B, é benéfico colocar os jogadores num espaço internacional e dar-lhes rotinas numa competição diferente pois vamos actuar contra equipas estrangeiras. Cada país tem as suas características e vamos jogar contra atletas árabes, sérvios, espanhóis e franceses”, começou por afirmar à Sporting TV.

“Nas convocatórias para os diferentes jogos vamos gerir entre os sub-19 e sub-17, mas podem aparecer também sub-16 nesta competição. É um momento muito bom para aumentarmos ainda a dinâmica entre equipas técnicas, pois vão estar sempre presentes dois treinadores de escalões diferentes. Na época passada foi uma experiência muito boa, com muitos pontos positivos, e esperamos que este ano seja novamente favorável ao crescimento dos jogadores”.

Pedro Coelho partiu depois para a análise ao Red Star Belgrade. “Provavelmente o adversário vai utilizar jogadores mais velhos, enquanto nós vamos levar muitos juvenis e alguns juniores de primeiro ano. Na época passada a maioria das equipas actuou com juniores de segundo ano e acreditamos que o Red Star Belgrade fará o mesmo pois é a primeira vez que vai participar neste torneio. Ainda assim, estamos focados naquilo que é a experiência para os nossos jogadores”, atirou, recordando que o Sporting CP vai jogar com atletas de equipas que “não treinam juntas”.

“Do ponto de vista colectivo e das dinâmicas haverá menos ligação entre eles, até porque é o primeiro jogo, mas isso também acaba por ser desafiante pois temos dois dias para tentar relacionar todos os jogadores tendo em vista a participação nesta competição. Não vamos preparar nada de forma diferente porque não conhecemos o adversário, preferimos olhar mais para o que os nossos jogadores têm de fazer e dar-lhes uma boa experiência”, sublinhou ainda.

O técnico verde e branco realçou também a importância de estar presente numa prova como esta, que se assemelha à UEFA Youth League. “São duas competições similares e este torneio acaba por ser uma preparação inicial porque os jogos são a meio da semana e os jogadores têm menos tempo de preparação e recuperação para as provas internas”, disse, antes de concluir em seguida: “Olhamos para este torneio como mais uma estratégia de evolução que tem como objectivo aumentar a preparação individual e colectiva dos atletas e ainda das equipas técnicas”.