Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Vaga garantida nos 16 avos-de-final da UEFA Youth League

Por Sporting CP
26 Out, 2022

​Sporting CP vence Tottenham Hotspur FC com reviravolta (1-2)

O Sporting Clube de Portugal assegurou esta quarta-feira, no mínimo, uma vaga nos 16 avos-de-final da UEFA Youth League, em Londres, ao bater o Tottenham Hotspur FC por 1-2 na quinta jornada do grupo D. Os Leões mantêm-se no primeiro lugar com os mesmos onze pontos do Eintracht Frankfurt, com quem discutirão a liderança, que garante os ‘oitavos’, no último jogo.

O técnico Leonino Filipe Çelikkaya promoveu quatro alterações em relação ao onze utilizado no encontro diante dos franceses do Olympique de Marseille, com Diego Calai, João Muniz, David Monteiro e Marco Cruz a figurarem entre as opções iniciais, até porque Mateus Fernandes e Dário Essugo, por exemplo, saíram da lista por se encontrarem ao serviço da equipa principal.  

Depois da vitória no primeiro jogo diante dos londrinos (2-0), os Leões entraram praticamente a perder, devido ao golo apontado por Will Lankshear logo aos 46 segundos, mas a partir daí só deu mesmo Sporting CP. Diogo Cabral deixou o primeiro aviso, com um remate forte, e logo a seguir Afonso Moreira, na resposta a um cruzamento atrasado, atirou a centímetros do poste.

A turma de Alvalade controlava de forma autoritária e já justificava o golo do empate, o que acabaria por acontecer à passagem dos 19 minutos. Marco Cruz recebeu o esférico em boa posição à entrada da área, ajeitou e disparou em arco, sem qualquer hipótese para o guarda-redes dos spurs. Foi a estreia a marcar do jogador de 18 anos em encontros desta competição.

Já com o placard igualado, a toada do jogo manteve-se, com o Sporting CP a dominar, mas agora com maior resistência por parte do adversário e com as oportunidades de golo a escassearem.  Curiosamente, a melhor ocasião até ao intervalo pertenceu mesmo aos homens da casa, que construíram um lance de perigo pela esquerda, mas não conseguiram acertar na baliza de Calai.

No reatamento, assistiu-se a um jogo bem mais equilibrado e combativo, com o Sporting CP a tentar pressionar alto a saída de bola do Tottenham Hotspur FC. Ainda assim, aos 65 minutos, na primeira jogada de perigo na segunda parte, e após um bom lance colectivo na direita, Marco Cruz recebeu à entrada da área e rematou para o ‘bis’, com a bola a ir ao poste antes de entrar.

Na frente por 1-2, os Leões procederam depois às primeiras alterações: Afonso Moreira e Diogo Cabral deram o lugar a Pedro Sanca e Rafael Besugo, com este último a realizar o primeiro jogo na competição. Até final, a turma Leonina voltou a dominar e foi sempre mais perigosa, sendo que ainda podia ter dilatado a vantagem, mas o remate de Renato Veiga falhou o alvo por pouco.

Com este resultado, o Sporting CP destaca-se como o melhor ataque do grupo D, agora com 12 disparos certeiros, e continua a deter uma das defesas menos batidas de toda a competição, a par dos espanhóis do Club Atlético de Madrid, com apenas três golos sofridos até ao momento.

A sexta e última jornada da fase de grupos será discutida dentro de menos de uma semana, na próxima terça-feira, dia 1 de Novembro, em casa, diante dos alemães do Eintracht Frankfurt.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Diogo Travassos, Gilberto Batista, João Muniz, David Monteiro, Renato Veiga [C], Samuel Justo, Marco Cruz (Manuel Mendonça, 89’), Diogo Cabral (Rafael Besugo, 77’), Afonso Moreira (Pedro Sanca, 77’) e Rodrigo Ribeiro (Rafael Nel, 90+4’).