Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Acção de formação sobre princípios de jogo na Academia

Por Sporting CP
27 Mar, 2023

Rúben Amorim participou e transmitiu a sua experiência aos presentes

De forma a garantir que os seus profissionais contam com todas as ferramentas necessárias para desenvolverem o seu trabalho da melhor forma, o Sporting Clube de Portugal organizou esta segunda-feira uma formação na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, que teve como principal foco os “Princípios de jogo no desenvolvimento individual do jogador de alto nível”.

Esta iniciativa, inserida no plano de formação interna que promove todos os meses uma acção numa área distinta, contou com a presença de todos os treinadores do futebol de formação e também dos respectivos coordenadores, bem como do técnico principal da equipa profissional Leonina, Rúben Amorim, que abordou o tema “A formação no contexto do futebol profissional".

No final, Marco Santos, coordenador-técnico e um dos organizadores, elogiou os benefícios desta actividade, considerando que “quem está no Sporting CP tem de pensar sempre na evolução para que se continue a produzir jogadores para a equipa A, o objectivo da formação”.

“A grande vantagem deste tipo de acções é que colocamos a perspectiva individual do treinador ao serviço do Clube e todos podem beber das experiências práticas. Assim, todos os treinadores podem partilhar conhecimentos entre si e todo o processo vai ser enriquecido para que no final tenhamos jogadores mais bem preparados para o futebol profissional cada vez mais cedo”, começou por dizer o responsável à Sporting TV, salientando ainda a presença de Rúben Amorim.

Já segundo Nuno Laires, treinador que lidera os sub-14, “estes momentos são muito importantes”, até porque teve a oportunidade de participar como um dos oradores da sessão. 

“Participei num painel com três oradores e logo aí temos um momento de partilha porque tivemos de nos juntar os três para definir como é que trabalhamos os princípios específicos do jogo em cada uma das etapas de desenvolvimento do jogador”, sublinhou, antes de abordar as as mais-valias que os seus jogadores poderão retirar do que foi falado nas diferentes palestras.

“Se os miúdos estiverem dotados em relação aos alicerces que foram falados, que orientam a tomada de decisão do jogador com e sem bola, vão certamente estar mais preparados para adquirir os conhecimentos que o Rúben Amorim pede na etapa de rendimento (sub-19 e sub-23)”.

Por sua vez, Nuno Madureira, responsável pelo desenvolvimento individual dos jogadores desde os sub-7 até aos sub-23, falou num “momento importante de transmissão de conhecimentos para a estrutura, para que todos estejam uniformizados com uma ideia e forma de trabalhar”. 

“O nosso objectivo será sempre ajudar ao crescimento do atleta, como jogador mas também ser-humano. A presença do míster Amorim vem dar-nos o parecer e a ideia dele em relação à nossa formação. Além disso, podemos trabalhar também as necessidades de algumas posições específicas e comportamentos. O que o míster veio aportar é muito importante, este momento faz-nos pensar no futuro para podermos continuar a crescer e evoluir como clube formador”.