Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dia Mundial da Alimentação no Pólo EUL

Por Sporting CP
17 Out, 2023

Lanche saudável e palestra sobre os cuidados a ter

O Sporting Clube de Portugal aproveitou o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) para promover a importância da alimentação saudável junto dos jogadores mais jovens do futebol de formação, assim como fazer mais uma recolha solidária de alimentos.

Nesse sentido, um grupo de nutricionistas do Clube foi ao Pólo EUL, em Lisboa, onde treinam e competem os escalões entre os sub-7 e sub-13, fazer um lanche saudável para os atletas comerem após o treino, com a intenção de lhes mostrar várias opções que podem incluir no dia-a-dia.

Isto porque, embora actualmente os atletas mais novos já sejam seguidos por nutricionistas do Sporting CP, o trabalho que se faz com estas idades é menos rigoroso do que nos escalões acima, mas é importante incutir já aos mais novos certos hábitos alimentares e fazer-lhes ver a importância da alimentação no meio do sonho de ser jogador de futebol.

Afonso Moço (sub-17), Sandro Nascimento (sub-17), Luís Gomes (sub-23) e Diogo Cabral (B) jogadores do Sporting CP, que começaram no Pólo EUL, estiveram presentes nesta acção e os dois últimos contaram aos mais novos os cuidados que têm com a alimentação.

“Estas actividades são importantes também para que eles estejam preparados para aquilo que é a vivência na Academia e para saberem os cuidados que têm de ter nos escalões que se seguem. É isso que nós queremos trazer aqui para o Pólo EUL. Queremos que eles, já desde o início e desde pequenos, consigam perceber a importância de uma alimentação saudável e os cuidados que têm de ter”, disse Mafalda Silva, nutricionista verde e branca, manifestando-se satisfeita com o interesse demonstrado pelos atletas: “Eles colocaram várias questões e foi bom ver o interesse dos mais novos e o conhecimento dos mais velhos”.

“Foi muito bom vir aqui e ver que estes escalões da formação já são acompanhados por nutricionistas, porque nós na nossa altura não tivemos essa oportunidade e teria sido bom para nos alertar para algumas coisas e para termos um maior conhecimento sobre a importância da alimentação. Ter uma alimentação saudável ajuda-nos no desenvolvimento do nosso corpo e a conseguimos aumentar o nosso desempenho nos treinos e nos jogos”, referiu Luís Gomes, que detalhou aquilo que falou com os mais novos: “Passei-lhes o meu conhecimento sobre este tema e falei das adaptações que se têm de fazer quando se está lesionado ou em dias de jogo, por exemplo”.

“A nossa intervenção vem desde cedo e isso, claramente, tem dado frutos e dará ainda mais no futuro. Eles começam já a ter cuidados na alimentação, os pais em casa também têm e isso além de os levar a praticar uma alimentação saudável, também faz com que a nossa intervenção a nível de estratégias nutricionais naquilo que eles têm de fazer no futuro para estar bem e ter maior rendimento seja mais fácil”, justificou Mafalda Silva, com Diogo Cabral a confirmar que esse processo nem sempre é fácil, mas é necessário: “Claro que ao início é sempre um bocadinho difícil, mas ao ter os cuidados que nos dizem consigo ver e sentir que estou mais preparado para os jogos”.

É isso que os mais novos também querem experienciar, depois de terem conhecido o tema na prática. “Foi bom virem aqui falarem-nos disto para termos maior noção do que temos de fazer para nos conseguirmos alimentar bem. Esta temporada já jogo futebol de 11 e sei que tenho de ter mais cuidado com a alimentação também para conseguir ganhar mais corpo”, disse Dinis Marques, dos sub-13, com o companheiro de escalão, Salvador Costa, a agradecer esta acção: “As nutricionistas deram-nos conselhos muito bons. Os nossos pais são os nossos guias, são eles que fazem a nossa alimentação, e nós temos de os ajudar e dizer-lhes o que podemos e devemos comer”.

Nesta ocasião deu-se ainda o “pontapé de saída” para uma campanha solidária de recolha de alimentos, que durará até quarta-feira. Os atletas de todos os escalões do Pólo EUL foram desafiados a entregar alimentos correspondentes a um grupo da pirâmide mediterrânica para depois ser entregue numa instituição de solidariedade social.