Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Justo ponto resgatado no final

Por Sporting CP
04 Nov, 2025

Empate a duas bolas em casa da Juventus FC na UEFA Youth League

O Sporting Clube de Portugal empatou, esta terça-feira, 2-2 na visita ao reduto dos italianos da Juventus FC para a quarta jornada da fase de liga da UEFA Youth League.

Depois de uns 45 minutos iniciais menos conseguidos em Turim, tendo chegado ao intervalo a perder por 2-0, o emblema de Alvalade conseguiu subir bastante de nível após o descanso e Zaïd Bafdili e Paulo Simão apontaram os tentos já nos últimos instantes do desafio.

A primeira parte não correu de feição aos Leões, com os visitados a dominarem e a conseguirem chegar aos golos. Os transalpinos começaram por ameaçar logo aos 6', quando Alessandro Bassino atirou de longe para fora, e logo a seguir, por Marco Tiozzo Pagio, num remate que ficou perto do poste.

O marcador acabou por ser inaugurado aos 11', tendo Patryk Mazur finalizado uma boa jogada da Juventus FC ao colocar a bola no fundo das redes.

Depois do golo, os bianconeri baixaram ligeiramente as linhas e o Sporting CP parecia, aos poucos, estar a chegar mais perto do último terço, ainda que sem criar perigo. No entanto, foi mesmo a Juventus FC a voltar a marcar: depois de um primeiro remate de Gabriele Finocchiaro acertar na trave, a segunda bola foi de Marco Tiozzo Pagio, que facturou e dobrou a diferença.

A perder agora por 2-0, o Sporting CP precisava de reagir e fê-lo aos 29', minuto em que esteve muito perto de reduzir: Flávio Gonçalves, com um bom remate, acertou na barra e Daniel Costa, na recarga, permitiu a defesa ao guarda-redes Riccardo Radu.

Até ao intervalo, houve mais uma grande ocasião de golo, mas para a Juventus FC e através de Gabriele Finocchiaro. Ainda assim, Miguel Gouveia realizou uma enorme defesa, negando o terceiro aos italianos.

Para o segundo tempo, João Gião substituiu Diogo Martins por Sandro Ferreira, avançado de apenas 16 anos em estreia na UEFA Youth League.

O intervalo fez bem ao Sporting CP, que voltou mais forte e com clara vontade de alterar o rumo dos acontecimentos. Tal intenção ficou clara aos 53', momento em que Chris Grombahi cruzou da esquerda para Ivanildo Mendes finalizar e Riccardo Radu protagonizar uma tremenda intervenção.

A meia-hora do fim, Rafael Camacho bateu um livre directo a partir da esquerda e a bola passou por (quase) toda a gente até ser cortada por um elemento da Juventus FC em cima da linha de golo, com o guardião a estar batido.

Logo após cabecear ao lado num seguimento de um pontapé de canto de Rayhan Momade, Daniel Costa deu lugar a Sergio Siza e, aos 71', parece ter ficado pontapé de penálti por assinalar na área da Juvenus FC - algo que se viria a repetir aos 83'. Pelo meio dos dois lances, Rafael Camacho e Ivanildo Mendes saíram para as entradas de Paulo Simão e Paulo Iago.

Depois, Duarte Tomás, de 16 anos e outra estreia na UEFA Youth League, ocupou o lugar de Chris Grombahi.

Finalmente, aos 88', Sandro Ferreira apareceu pela direita e assistiu Zaïd Bafdili, que se estreou a marcar de Leão ao peito e reduziu para 2-1.

Pouco depois, de livre directo, Flávio Gonçalves acertou no poste com um fantástico remate, mas a bola sobrou para Paulo Simão, que conseguiu a recarga para o justo 2-2. Foi o segundo golo do jogador nesta edição da UEFA Youth League.

Apesar de toda a emoção final, ainda houve tempo para o Sporting CP procurar completar a reviravolta. Ficou a centímetros de o fazer aos 90+5', no último lance do encontro: a fechar um contra-ataque, Flávio Gonçalves atirou ligeiramente ao lado.

Com este empate, o Sporting CP passa a somar oito pontos resultantes de duas vitórias e dois empates. Os jovens Leões voltam a jogar na UEFA Youth League a 26 de Novembro, recebendo os belgas do Club Brugge KV.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Sergio Siza, 68'), Eduardo Felicíssimo [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Zaïd Bafdili, Rafael Camacho (Paulo Simão, 73'), Flávio Gonçalves, Ivanildo Mendes (Paulo Iago, 73'), Chris Grombahi e Diogo Martins (Sandro Ferreira, 45').