Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Leões perdulários derrotados pelo FC Barcelona

Por Jornal Sporting
27 Set, 2017

Juniores verdes e brancos dispuseram de mais ocasiões de golo, mas não as concretizaram e perderam (1-0) com os catalães

Os juniores do Sporting CP saíram derrotados nesta quarta-feira à tarde pelo FC Barcelona na segunda jornada da fase de grupos da UEFA Youth League por 1-0, na Academia, em Alcochete. O jogo foi bem disputado, e ainda que tenha sido a equipa da casa a dispor de mais oportunidades de golo, foi a formação espanhola a mais eficaz e a que conseguiu, assim, a vitória.

Com as duas equipas a mostrarem muito respeito uma pela outra, ou não se tratassem de duas das melhores escolas de formação do Mundo, o encontro começou equilibrado e com duas posturas diferentes de parte a parte. Enquanto o FC Barcelona entrou com vontade de ter muita bola, bem à imagem daquilo por que a sua equipa sénior é conhecida, os leões começaram de forma mais pragmática: com qualidade na circulação quando com posse, mas sem pressionar demasiado nos momentos defensivos (com a única excepção a ser os pontapés de baliza, em que o conjunto de Tiago Fernandes obrigou sempre os culés a baterem longo).

Neste registo, toda a primeira parte passou sem que nenhum dos colectivos sobressaísse e sem qualquer momento de real perigo. O Sporting CP saiu sempre mais rápido, e o FC Barcelona de forma mais paciente, mas nenhum dos dois ataques se superiorizou às defesas. Sem aparente vontade de arriscar demasiado, as equipas voltaram dos balneários para a segunda parte num registo semelhante, mas a equipa verde e branca, mais agressiva e a recuperar mais vezes a posse de bola fruto das suas zonas de pressão bem definidas, começou a chegar à baliza contrária bem mais vezes. Aos 53', Pedro Ferreira foi quem ganhou a bola no meio-campo e, com espaço, progrediu até à entrada da área, mas o primeiro lance de perigo do encontro saíria ao lado.

Embalada pela tentativa de Pedro Ferreira, a equipa visitada voltou a aproximar-se nos dez minutos seguintes do golo: primeiro, Leão encontrou Elves Baldé na esquerda, que viu o golo ser negado por Peña com uma boa defesa; depois, o extremo esquerdo do Sporting CP aproveitou a subida de Abdu Conté pelo corredor e este cruzou para Rafael Leão, que cabeceou à figura e, por fim, foi o mesmo avançado verde e branco que ganhou um duelo individual ao capitão Brandariz, mas com todo o espaço do Mundo e isolado não conseguiu inaugurar o marcador.

Em sentido contrário, e contra a corrente do jogo, aos 61' a equipa catalã encontrou espaço no corredor esquerdo e, após um bom cruzamento, Sergio Gómez fez o que viria a ser o único golo do embate. Após ser desfeita a igualdade, os jovens do FC Barcelona demonstraram uma capacidade para gerir a posse de bola assinalável, o que fez com que os leões não mais conseguissem chegar ao golo, ainda que o tenham tentado várias vezes, sobretudo por intermédio de bolas longas para a área contrária. Feitas as contas, o Sporting CP soma um ponto, contra os seis do FC Barcelona, três da Juventus e também um do Olympiakos.