Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leão adulto e personalizado vence dérbi de sub-19

Por Sporting CP
03 maio, 2023

Golo de Manuel Mendonça ditou o triunfo da equipa verde e branca

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta quarta-feira, o SL Benfica, por 1-0, no dérbi relativo à nona jornada - que estava em atraso - do Campeonato Nacional da categoria, resultado que deixa a equipa de Pedro Coelho a um ponto da liderança quando faltam quatro jornadas para o final da prova. A primeira delas é já este domingo, com a recepção do conjunto verde e branco ao SC Braga, domingo, a partir das 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. 

A primeira oportunidade pertenceu ao SL Benfica, com Francisco Silva a fazer uma grande ‘mancha’ e a evitar o golo inaugural das águias a Ivan Lima, com uma intervenção decisiva.

Aos 18 minutos, o Sporting CP teve a primeira aproximação com perigo, através de um cruzamento de Pedro Sanca para defesa de Marcel Mendes e, pouco depois, Pedro Sanca ficou ainda mais perto do golo, num desvio após cruzamento de Micael Sanhá, novamente para defesa do guarda-redes das águias.

Praticamente na resposta, João Rego, capitão do SL Benfica, atirou ao poste, num remate de longe e, quase a seguir, Micael Sanhá, na área, depois de grande fuga de Leonardo Barros, a proporcionar grande defesa a Marcel Gomes.

Não foi preciso esperar muito, para nova aproximação do Sporting CP à área benfiquista, com Micael Sanhá a ser derrubado na área. Chamado a marcar o pontapé de penálti, Manuel Mendonça, bateu certeiro e, aos 31 minutos, deu vantagem ao Sporting CP no marcador.

Num jogo de parada a resposta, o SL Benfica ficou perto do empate num corte de Miguel Alves na área a tirar a oportunidades às águias, mas foi o Sporting CP a criar a melhor oportunidade do primeiro tempo, com Lucas Anjos a cabecear para grande defesa de Marcel Mendes. Intervalo e vantagem Leonina no marcador por 1-0.

No segundo tempo, voltou a ser o SL Benfica a ter a primeira grande oportunidade, com o guarda-redes verde e branco Francisco Silva a ‘fechar a baliza’ a um remate isolado de Gustavo Varela. Nessa fase, o SL Benfica esteve por cima no jogo e João Rego, de livre, acertou na trave da baliza de Francisco Silva antes da hora de jogo.

A partir daí, a partida ficou mais física, com muitos despiques a meio-campo e o Sporting CP a controlar e a ligar melhor o jogo entre linhas, embora tivesse faltado o último passe para criar mais perigo junto da área benfiquista. A equipa Leonina soube sempre ser adulta, personalizada e geriu bem os tempos de jogo, sem que o SL Benfica, que apostou num jogo mais directo, tivesse conseguido ameaçar seriamente a baliza de Francisco Silva, guarda-redes que, quando chamado a intervir, esteve sempre à altura das responsabilidades.

A última oportunidade até pertenceu ao Sporting CP, quando uma ‘carambola’ em Tiago Parente quase dava o 2-0 aos Leões. Triunfo justo do Sporting CP num dérbi em que a equipa de Pedro Coelho mostrou bom nível, maturidade e capacidade para entender todos os momentos de um jogo que pediu frieza e gestão emocional capaz de aguentar com todas as incidências.      

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Leonardo Barroso, Miguel Aves, Lucas Taibo, Rodrigo Dias (Tiago Parente, 67’), Tiago Octávio (Alexandre Brito, 72’), Pedro Sanca (Pedro Silva 87’), Manuel Mendonça [C], Lucas Anjos (Gabriel Tavares 67’), Guilherme Santos e Micael Sanhá (José Silva, 87’).