Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

José João: "São mais três pontos"

Por Sporting CP
25 Set, 2025

Leões recebem o SL Benfica esta sexta-feira (15h00)

A equipa de futebol sub-19 do Sporting Clube de Portugal recebe esta sexta-feira o SL Benfica, em jogo a contar para a oitava jornada da série Sul da primeira fase do Campeonato Nacional. Um jogo grande, com transmissão em directo e em exclusivo na Sporting TV e entrada gratuita para os Sócios do Clube Leonino.

José João, treinador verde e branco, fez a antevisão ao dérbi de juniores, lembrando o empate da última jornada frente ao CD Santa Clara e as lições que todo o grupo retirou.

"Foi um jogo extremamente competitivo. Já sabíamos que a equipa do CD Santa Clara era muito forte, com muito jogo directo nas costas da nossa linha e muita verticalidade. Apostaram também nos esquemas tácticos e, nesse momento do jogo, fomos competentes. Pena foi que, na primeira parte, sofremos um golo que já não podemos sofrer neste escalão. Foi uma desatenção que nos penalizou muito, porque estávamos a fazer um bom trabalho", começou por explicar aos meios Leoninos.

"Na segunda parte, a resposta foi positiva e acabámos por realizar um jogo conseguido. Faltou apenas um detalhe na assistência ou na finalização, que nos impediu de conquistar os três pontos. Ainda assim, saímos dos Açores com uma imagem positiva, a imagem de uma equipa que está a crescer, competitiva e que deu uma boa resposta", destacou ainda.

Sobre o duelo com as águias, José João reconhece ser "um jogo diferente", mas relembra que, como qualquer outro, "vale três pontos".

"É um dérbi e, para nós que já estamos cá há tantos anos, é sempre um jogo diferente, por se tratar de um rival directo em termos de ambições. Mas, acima de tudo, são mais três pontos. Encaramos a partida como mais uma oportunidade para crescermos, jogadores e equipa técnica, frente a um adversário que tem as suas armas, tal como nós. Vai ser um jogo extremamente competitivo e óptimo para o nosso crescimento", analisou, sublinhando ainda a motivação neste regresso a casa.

"Em termos de motivação, acredito que este jogo também seja especial pela visibilidade que tem. Vamos, certamente, ter muita gente no nosso Aurélio Pereira, na estreia do novo relvado, a apoiar-nos. Contamos com todos. A motivação tem de ser intrínseca, não só por ser o rival directo, mas porque é o próximo jogo. É essa mentalidade que procuramos incutir desde a base. Não é apenas por ser contra o SL Benfica, mas sim porque o próximo jogo é sempre o mais importante", disse.

O técnico falou ainda sobre a exigência de gerir o fluxo natural de atletas entre vários escalões e competições, como a UEFA Youth League e a Premier League International Cup.

"Estamos habituados a esse contexto. O nosso processo está centrado no jogador e por isso existe um fluxo natural de atletas. Eles próprios estão já habituados a este tipo de situações. O que fazemos é olhar para cada jogador e perceber qual é o enquadramento mais adequado ao seu desenvolvimento. É mais um momento para o qual todas as equipas técnicas estão preparadas, tal como os jogadores. Faz parte do nosso dia-a-dia no processo de formação e desenvolvimento na Academia Sporting", rematou.

Também o médio Argyris Christodoulou lançou o dérbi e mostrou-se confiante na equipa, expressando-se num português cada vez mais fluente.

"É sempre um grande jogo. Nós temos mais três jogos, por isso esta é uma partida muito importante e queremos manter a liderança. Queremos ganhar, conquistar os três pontos e desfrutar do jogo, porque muitos jogadores sonham jogar estes momentos", começou por dizer.

A cumprir a sua terceira temporada de Leão ao peito, Argyris sublinhou o ambiente especial que envolve este jogo. "É sempre um jogo especial, com uma atmosfera diferente. Na última temporada não joguei contra o SL Benfica devido a uma lesão, mas na primeira época joguei quatro vezes e senti bem a atmosfera única do dérbi. Todos os jogadores querem estar em campo nestes jogos. É um momento especial", frisou.

O internacional sub-19 pelo seu país deixou ainda um apelo aos adeptos. "Queremos que venham apoiar-nos, porque fazem a diferença. Sem eles é mais difícil. Contamos com todos na sexta-feira", disse, a fechar.