Empate na UEFA Youth League
01 Out, 2025
Sporting CP divide pontos em casa do SSC Napoli (1-1)
O Sporting Clube de Portugal empatou, esta quarta-feira, a um golo na visita ao terreno do SSC Napoli para a segunda jornada da fase de liga da UEFA Youth League.
Os Leões foram melhores e chegaram ao intervalo a vencer com um golo de Flávio Gonçalves, mas os italianos conseguiram o empate no segundo tempo e seguraram a divisão de pontos até ao final.
Com uma vista privilegiada para o Vesúvio, o duelo começou com muito equilíbrio. Preso no meio-campo, o jogo não se desmontava e os dois conjuntos precisaram de algum tempo para entender a melhor forma de superar as muralhas contrárias. Aos poucos, o Sporting CP foi conseguindo descobrir isso mesmo e realizou o primeiro remate aos 16’, quando Chris Grombahi, de longe, atirou para fora. Pouco depois, Rafael Camacho fez o mesmo e o SSC Napoli respondeu aos 23’, minuto em que Alessandro Olivieri, após excelente cruzamento, protagonizou uma finalização não muito bem conseguida. A bola acabou nas mãos de Miguel Gouveia, guarda-redes Sportinguista.
Ainda assim, era claramente o emblema de Alvalade quem estava melhor e as ocasiões de perigo foram surgindo com naturalidade. Aos 28’, e após livre muito bem batido por Rayhan Momade, Eduardo Felicíssimo cabeceou ligeiramente ao lado. Logo a seguir, Gabriel Silva obrigou Claudio Pugliese a fazer uma boa defesa para canto.
Depois de mais um cabeceamento de Eduardo Felicíssimo para fora (30’) e de um remate forte de Rafael Camacho por cima no seguimento de um livre estudado (36’), o Sporting CP chegou mesmo ao merecido golo: aos 39’, a pressão de Gabriel Silva forçou o erro do guarda-redes Claudio Pugliese e conseguiu roubar a bola, assistindo Flávio Gonçalves, que não desperdiçou com a baliza bem aberta. Foi o segundo golo do jogador nesta edição da UEFA Youth League e estava inaugurado o marcador em Nápoles.
Até ao intervalo, destaque para uma grande oportunidade para Chris Grombahi marcar, mas Claudio Pugliese, desta vez, defendeu com qualidade. No final do primeiro tempo, 0-1 para o Sporting CP.
Os jovens Leões voltaram do balneário na mesma toada e podiam ter dobrado a vantagem aos 50’, quando Gabriel Silva falhou o alvo com um desvio de um defesa para canto. No lance se que seguiu, Lucas Taibo cabeceou, mas sem a pontaria necessária.
Sem ter feito muito para o merecer, o SSC Napoli conseguiu empatar aos 54’ e através de Andrea Caucci num remate cruzado. A mudança no resultado provocou, também, as primeiras mudanças Leoninas, com Chris Grombahi a dar lugar a Diogo Martins (63’).
Mesmo com o golo sofrido, continuou melhor o Sporting CP, que deu trabalho a David Spinelli, que substituiu Claudio Pugliese ao intervalo. O guarda-redes agarrou o remate de longe de Gabriel Silva, aos 68’, e negou, com uma bela intervenção, o tento a Zaïd Bafdili pouco depois. Aos 70’, foi a vez de Rayhan Momade sair para a entrada de Micael Sanhá.
O herói – da perspectiva napolitana - David Spinelli voltou a aparecer em dois momentos perante Flávio Gonçalves, que procurou bastante o bis, e o Sporting CP esteve claramente por cima até ao final, com o 1-2 a ser muito mais esperado do que o 2-1.
Já com Frederico Gomes e Sergio Siza, jogadores de 17 anos que somaram os primeiros minutos na UEFA Youth League, em campo, tendo substituído Zaïd Bafdili e Flávio Gonçalves, foi a vez de Diogo Martins falhar o alvo por pouco aos 90’. Gabriel Silva também tentou a sua sorte, mas o guardião agarrou e o 1-1 não sofreu mais alterações.
Na próxima jornada, marcada para 22 de Outubro, o Sporting CP recebe os franceses do Olympique de Marseille.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rayhan Momade (Micael Sanhá, 70’), Eduardo Felicíssimo [C], Lucas Taibo, Afonso Lee, Zaïd Bafdili (Frederico Gomes, 87’), Rafael Camacho, Flávio Gonçalves (Sergio Siza, 87’), Salvador Blopa, Chris Grombahi (Diogo Martins, 63’) e Gabriel Silva