José João: "Queremos dar uma boa resposta"
05 Jan, 2026
Olhos postos no dérbi de sub-19 no Seixal (terça-feira, 16h00)
A equipa sub-19 de futebol do Sporting CP regressa à acção, esta terça-feira (16h00), com a visita a casa do SL Benfica para disputar o jogo que fecha a 17.ª e penúltima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.
Por esta altura, as águias lideram a tabela com 30 pontos e os jovens Leões ocupam o terceiro lugar, com 26, sendo que ainda procuram garantir um dos quatro lugares de acesso à fase final. Uma vitória no Seixal pode fechar essas contas desde logo e, por isso, 2026 começa com decisões para a formação orientada por José João, que fez a antevisão da partida aos meios de comunicação Leoninos.
"Temos agora esta missão, estes dois jogos e sabemos da nossa responsabilidade. Queremos muito estar nos momentos competitivos de alto nível e, por isso, queremos passar à fase final. Dependemos só de nós, temos dois jogos para o fazer e vamos encará-los para ganhar, começando já pelo próximo jogo", garantiu.
"Queremos dar uma boa resposta. Vai ser um jogo extremamente competitivo e vamos estar preparados", atentou de imediato, antes de perspectivar a abordagem Leonina ao embate com o SL Benfica, sem dúvidas de que “vai ser um bom dérbi”.
"Olhamos muito para as nossas características e para o que temos de corrigir. Estamos num processo de formação e neste jogo vamos estar, com certeza, num patamar superior relativamente ao anterior [0-0 CD Santa Clara]. Sabemos que vamos encontrar um adversário que nos vai exigir outras coisas, mas assumimos a responsabilidade de ter a bola, assumir o jogo e ser uma equipa positiva e ambiciosa", detalhou o treinador José João, que realçou também o bom nível global da presente edição do Campeonato.
"Não há nenhum jogo fácil neste Campeonato e isso é bom para a evolução dos nossos jogadores. Neste momento, há cinco equipas a lutar para três lugares, está tudo em aberto, mas nós sabemos da nossa responsabilidade. Temos de fazer o nosso trabalho, ou seja, impor o nosso futebol e ganhar", sentenciou.
Também André Machado, lateral do Sporting CP, fez o lançamento deste primeiro encontro dos juniores no novo ano.
"A pausa natalícia foi boa para recarregar energias e agora temos os dois jogos mais importantes da nossa primeira fase, porque são os próximos e os decisivos para o nosso trajecto. São como duas finais e, fruto do nosso trabalho, dependemos apenas de nós", referiu o futebolista de 17 anos, que também espera uma versão melhorada da equipa comparativamente ao dérbi da primeira volta (derrota por 0-1).
"Crescemos como equipa e sabemos que temos qualidade para fazer melhor do que na primeira volta. Mais do que no adversário, temos de pensar mais em nós. Estamos unidos como uma família e essa é uma das 'chaves' para o sucesso", assegurou André Machado, deixando, por fim, uma mensagem de confiança aos adeptos: "Vamos dar tudo em cada duelo, lutar pelo símbolo que temos ao peito e honrar todos os Sportinguistas".