Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Diogo Brás brilha frente ao Belenenses

Por Jornal Sporting
26 Fev, 2017

Jovem leão fez um 'poker' na vitória por 6-2 da 11.ª jornada do Campeonato Nacional

Quando está em 'dia sim' é difícil pará-lo. Diogo Brás tem vindo a exibir o seu valor nos juvenis leoninos e esta manhã, na Academia, voltou a 'fazer das suas'. Com um 'poker' frente ao Belenenses, o jovem leão foi a figura da partida.

A equipa do Sporting CP entrou algo apática no duelo da 11.ª jornada, ao contrário do que aconteceu com os azuis do Restelo, que chegaram ao Estádio Aurélio Pereira a saber o que tinham de fazer para dificultar a tarefa leonina. Condicionando a primeira fase de construção dos comandados de João Couto, o Belenenses soube assumir as rédeas do encontro nos primeiros minutos, chegando mesmo ao golo por intermédio de Wesley Timóteo (10'). Filipe Semedo defendeu o remate de Bernardo Caldeira de forma incompleta e o número 10 dos forasteiros aproveitou a desatenção para inaugurar o marcador. Até à altura, o resultado era justo. 
 
Estava na ala o grande agitador dos leões, até porque o adversário conseguiu congestionar o corredor central. A técnica, velocidade e inteligência de Babacar Faty fizeram toda a diferença nos primeiros 35'. Ele que não marcou, mas ofereceu de bandeja o empate a Diogo Brás (17') - trabalho incrível de Babacar no lado direito, a fazer lembrar as arrancadas de Gelson Martins. 
 
O golo trouxe confiança aos leões e a um em particular. Do meio da rua, Diogo 'bisou', executando o chamado 'remate em banana', que só parou no fundo das redes da formação de Belém (25'). Esta que seria a altura mais frenética da partida, isto porque Wesley voltou a fazer o gosto ao pé, desta vez apontando um 'golo olímpico'. Sim, de canto directo. A bola entrou no primeiro poste e estava reposta a igualdade dois minutos depois do Sporting CP ter passado para a frente. 
 
Em cima do intervalo, voltou a intervir a figura do encontro. Com o faro do golo bastante apurado, Diogo Brás chegou ao hat-trick, dando o melhor seguimento ao cruzamento do lateral Gonçalo Costa (de referir, também, a excelente exibição do defesa verde e branco). 3-2 e tudo para os balneários. 
 
A etapa complementar, muito menos frenética do que a primeira, viu nos três golos dos leões os momentos de maior animação. O Sporting CP controlou todos os momentos da segunda parte, baixou o ritmo e dilatou a vantagem perante um Belenenses incapaz de reagir, muito por culpa do terceiro golo de Diogo Brás logo a abrir o segundo tempo (35'). Ainda que o desafio estivesse resolvido, Babacar continuava a querer acelerar, sendo apenas travado quando o opositor recorria às faltas (Tiago Gonçalves, dos azuis, levou amarelo numa dessas situações). 
 
Aos 43', Faty viria mesmo a chegar ao merecido golo - a cereja no topo do bolo de mais uma partida muito bem conseguida por parte deste jogador que está a fazer a primeira época de leão ao peito. Até final, de realçar o facto de Diogo Brás ter chegado ao 'poker' (68') e do central João Goulart ter demonstrado aptidão para a finalização (83'), fixando o resultado final nuns categóricos 6-2.
 
Na próxima jornada, a antepenúltima desta 2.ª Fase, o Sporting CP visita o campo do Sacavenense. De recordar que a formação leonina já está apurada para a fase final do Campeonato Nacional e partilha a liderança com o Benfica (29 pontos).