Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

José João: "Encarar com atitude competitiva forte e controlo emocional"

Por Sporting CP
21 Abr, 2023

Sub-17 recebem SL Benfica no sábado (11h00)

Este sábado há dérbi de sub-17 na Academia Cristiano Ronaldo. A equipa do Sporting Clube de Portugal recebe o SL Benfica em jogo a contar para a 13.ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional deste escalão. Na mira, os Leões têm a possibilidade de encurtar para três pontos a diferença em relação ao rival, num jogo em que, além da habitual capacidade individual e colectiva, há factores psicológicos também a ter em conta, de acordo com o treinador José João.

“Trata-se do adversário que está em primeiro lugar na tabela classificativa e logo daí advém a competência do SL Benfica. É um adversário com muita qualidade individual, portanto vamos encarar a partida como mais uma. Sabemos que é um dérbi e que neste tipo de jogos, quem tiver maior controle emocional acabará por ter sucesso no final. Foi isso que nos faltou no jogo da primeira volta no Seixal, nos minutos finais, em que perdemos um pouco o controlo emocional e fez com a equipa adversária acabasse por cima e conquistasse os três pontos. Trata-se de um dérbi contra uma equipa também muito forte e todos os momentos irão contar: com a nossa atitude competitiva, juntamente com o controlo emocional e depois são as nossas dinâmicas ofensivas e defensivas que vão imperar. Assim, concerteza estaremos por cima no jogo”, projectou o técnico da equipa verde e branca, à Sporting TV, completando: “Em termos de postura, temos de encarar este jogo com uma atitude competitiva forte, ter controlo emocional e tomar as melhores decisões nos momentos certos. Isso faz com que a equipa cresça.”

O treinador Leonino está bastante satisfeito com a resposta da equipa, que vem de goleada conseguida frente ao FC Porto, em casa dos dragões (1-4), até porque no Modelo Centrado no Jogador, há perfeita noção de que há todo um trabalho invisível que sempre que respeitado, contribui para uma maior aproximação ao sonho destes jovens: chegar à primeira equipa.

“Dotar os jogadores de uma atitude competitiva permanente, de trabalhar sempre nos limites, porque só se o fizermos se consegue chegar ao patamar de equipas profissionais. Eles têm de interiorizar que não é só no dia de jogo, é em todas as circunstâncias do dia a dia deles: no treino, na escola, não pode haver facilitismos e torna-se fácil dotar estes jovens, que já de si são muito competitivos, a quererem sempre mais. Sabemos que os adversários nestas fases finais também são muito competentes, nós queremos ser tanto ou mais competentes do que eles, portanto é dotá-los dessa dose de autonomia, de saberem superar-se em todas as circunstâncias e é esse o trabalho que fazemos durante toda a semana”, reforçou.

Depois, João Simões, médio da equipa de sub-17 do Sporting CP, também lançou dados para a partida frente ao rival encarnado. “O SL Benfica tem uma equipa muito boa. Pode criar-nos dificuldades nas transicções, têm jogadores com muita qualidade, tal como nós, e por isso estão na frente do campeonato, mas nós estamos a tentar recuperar esses pontos perdidos e vai ser um grande jogo. Evoluímos muito. Estamos mais unidos para chegarmos a esta fase e darmos uma boa resposta”, atentou o jogador, antes de sublinhar a forma como o plantel tem assimilado muito bem as ideias do treinador.

“O treinador tem-nos pedido para termos muita atitude, sermos confiantes, nunca ter medo de fazer o nosso jogo, focarmo-nos sempre no que temos feito durante a semana, em jogar bem e ter muita confiança e personalidade. É isso que nos tem transmitido”, descreveu, por fim.