Pedro Pontes: "Vitória justa e natural"
07 Dez, 2025
Rescaldo ao triunfo dos sub-17 do Sporting CP por 3-1 frente ao FC Alverca
No final da partida e em declarações aos meios de comunicação do Clube, o treinador da equipa de sub-17 do Sporting CP, Pedro Pontes, fez a análise à partida entre a formação Leonina e o FC Alverca (3-1 para o Sporting CP).
“Uma vitória justa da nossa parte pela forma como conseguimos controlar o jogo naquilo que foram todos os seus momentos, tanto do ponto de vista do nosso jogo defensivo e também no nosso jogo com bola. A nossa entrada no jogo foi muito boa, tanto na primeira como na segunda parte. Na primeira parte fomos perdendo, aqui e ali, alguma energia, porque sentíamos também que o adversário nos estava a dar bastante espaço no último terço e começámos a abusar um bocadinho desses passes para a profundidade e a equipa perdeu alguma coesão e alguma energia. Na segunda parte acho que a equipa entrou com outra atitude, tivemos outra energia, acabámos por fazer mais golos. A nossa vitória não sofre contestação, fizemos 17 remates contra quatro do adversário, em termos de posse de bola na casa dos 60 por cento, tivemos muito mais controle de jogo no último terço do adversário, portanto acho que é uma vitória justa, natural e que tem de ser validada por todos”.
Melhor defesa (nove golos sofridos) e melhor ataque da Série (37 golos marcados), a equipa Leonina conseguiu o apuramento para a fase de campeão quando ainda faltam quatro jornadas para o final da 1.ª fase, realidade que foi elogiada pelo técnico Leonino.
“Trabalhamos o jogo como um todo, seja do ponto de vista ofensivo, seja do ponto de vista defensivo. Queremos fazer muitos golos, queremos ser uma equipa positiva, com capacidade para marcar, mas também que tenha essa capacidade para defender, sobretudo começando a defender muito à frente, que tem sido essa a nossa maneira de ser e de estar. A equipa tem respondido dessa maneira, com esta vitória acabámos por conseguir definitivamente e matematicamente a qualificação para a fase final e, portanto, os jogadores estão de parabéns pela forma como se têm empenhado, numa época que já vai com mais de cinco meses. O que os jogadores têm feito tem mérito e eles estão de parabéns mais do que ninguém por esse objectivo”.
Salvador Fortuna, jogador da equipa sub-17, abordou também o triunfo do Sporting CP por 3-1 frente ao FC Alverca aos meios de comunicação do Clube.
“Acho que estivemos bem. Na primeira parte se calhar não estivemos ao nosso nível, mas no intervalo falámos e melhorámos. Entrámos com outra atitude na segunda parte e acho que foi isso que fez ’matarmos’ o jogo mais cedo”, acrescentando que a “equipa está bem, está unida, sofremos poucos golos, marcamos muitos e é continuar jogo a jogo. Os últimos jogos é para ganhar todos”.