Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Pedro Pontes: "Veio ao de cima a capacidade de superação"

Por Sporting CP
25 Jan, 2026

Técnico analisou triunfo dos sub-17

Após o apito final, que selou a vitória por 3-2 sobre o SC Braga, Pedro Pontes, treinador da equipa sub-17 de futebol do Sporting CP, reagiu em declarações aos meios de comunicação do Clube. "As palavras certas para este jogo são superação, carácter e mentalidade", sublinhou inicialmente, antes de passar o acidentado duelo em revista.

"Na primeira parte fomos uma equipa forte na entrada, mas num momento de contra-ataque sofremos o penálti que deu o 0-1 ao adversário. Na resposta, temos duas bolas na trave que podiam ter empatado o jogo e o adversário tem um novo contra-ataque e um novo penálti. Aí, veio ao de cima o talento do Afonso [Redondo, guarda-redes] e o trabalho do nosso treinador de guarda-redes, Diogo Neves. A partir daí, o jogo muda em relação à mentalidade que pusemos no jogo. Chegámos ao empate, ao 2-1, 3-1 e até tivemos mais oportunidades para dilatar", resumiu sobre a primeira parte, enaltecendo a capacidade de sacrifício na segunda, fruto da expulsão de Leonardo Varela.

"Ao intervalo, elogiamos esse carácter da equipa e sabíamos que o SC Braga ia querer ser mais assertivo na pressão e explorar a bola longa. Não estamos tão habituados a jogar com um bloco mais baixo, nem a ter de sofrer tanto, e depois da expulsão ficou ainda mais difícil. Apesar de na primeira fase [do Campeonato] não termos passado por algo assim, a equipa deu uma resposta e agarrou-se ao jogo. Sofremos novo golo de penálti, mas veio ao de cima a capacidade de superação", reforçou.

Com esta vitória, os jovens Leões entraram a vencer na fase final e atingiram as oito consecutivas, dando continuidade ao excelente momento de forma. "É difícil definir qual o melhor momento da época. Fizemos muitos pontos nas primeiras jornadas, depois as coisas não nos correram tão bem, mas voltamos e isso culminou nas vitórias consecutivas que tivemos e agora demos continuidade nesta fase. É importante os jogadores celebrarem hoje a vitória e, sobretudo, a personalidade que demonstraram. Vai ser difícil ganhar a esta equipa", concluiu Pedro Pontes.

De seguida, o guarda-redes Afonso Redondo, que defendeu um dos três penáltis assinalados a favor do SC Braga, também abordou a partida e realçou a postura da equipa. "Tivemos de nos adaptar ao jogo", enalteceu.

"Escolhi bem o lado, foi um momento de muita emoção e a equipa também sentiu isso", referiu, a seguir, sobre o penálti defendido e que negou a possibilidade do 0-2 ao adversário.

Afonso Redondo também sublinhou o "óptimo momento" da equipa, mas já olhou em frente. "Vamos continuar, isto é apenas o início. Faltam 17 finais", apontou, por fim.