Derrota com emoção até ao fim
25 Jan, 2026
Leoas perdem em casa do CP Esgueira por apenas dois pontos
Num encontro disputado até ao último segundo, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 82-80 em casa do CP Esgueira na 16.ª jornada da fase regular da Liga.
A entrada em jogo foi notável por parte das Leoas, que estavam de mão quente dos três pontos. No total, foram seis lançamentos triplos convertidos pelo emblema de Alvalade nos dez minutos iniciais: dois de Emma Huff, dois de Luana Serranho, um de Márcia Carvalho e outro de Dayna Rouse.
Competente ofensivamente, o Sporting CP juntou, também, uma bela prestação defensiva, sofrendo apenas 13 pontos contra os 26 marcados no primeiro quarto.
Era esperada uma reacção do CP Esgueira no segundo período, algo que se confirmou depois de uma jogada de 2+1 de Dayna Rouse - a realizar uma excelente partida - e de mais um triplo de Emma Huff.
A pontaria de longa distância, contudo, não continuou e o Sporting CP acabou por ver as visitadas aproximarem-se, empatarem a 37 e passarem para a frente (38-37). O emblema de Alvalade conseguiu acalmar o ímpeto contrário e equilibrar as contas até ao intervalo, quando se registava 42-41 no marcador e tudo estava em aberto para o segundo tempo.
O início do terceiro quarto foi bom para o Sporting CP, que conseguiu um triplo de Luana Serranho e outro de Catarina Martins, com dois excelentes pontos de Dayna Rouse pelo meio.
Emma Huff também apareceu o equilíbrio foi a nota mais dominante, tendo o CP Esgueira tentado criar um fosso significativo entre os dois conjuntos. Ainda assim, as comandadas de João Pedro Vieira não deixaram e perdiam por quatro pontos a dez minutos do fim (64-60).
A diferença no marcador foi anulada nos primeiros instantes do quarto final. Com pontos de Dayna Rouse, Emília Ferreira e Emma Huff, o Sporting CP chegou ao empate (67-67), passando depois para a frente com um lance livre convertido por Catarina Martins. Seguiu-se um triplo de Emília Ferreira (69-71).
Catarina Martins, que esteve em destaque, colocou o Sporting CP com três pontos de vantagem no 70-73, mas agora foi a vez do CP Esgueira não deixar o Sporting CP fugir e, até, virar para 76-73.
Dayna Rouse voltou a aparecer com dois lançamentos certeiros consecutivos e Catarina Martins também facturou de lance livre, sendo que Emma Huff, também de lance livre, empatou tudo a 80 com poucos segundos pela frente. No entanto, o CP Esgueira conseguiu fazer o 82-80 e o Sporting CP, com uma última bola e quatro segundos para o fim, não chegou ao empate.
Com um duplo-duplo (26 pontos e dez ressaltos), Dayna Rouse foi a principal figura do desafio.
As Leoas voltam a jogar na sexta-feira, recebendo o SL Benfica às 21h00 no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Márcia Carvalho (3), Simone Costa, Mariana Barros, Catarina Martins (11), Maria Kostourkova, Emma Huff (19), Luana Serranho (13), Rita Chainho, Ana Urbano, Emília Ferreira [C] (8), Dayna Rouse (26) e Maria Oliveira.