Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Excelente promoção ao atletismo no Meeting Moniz Pereira

Por Sporting CP
25 Jan, 2026

Boas marcas e sinais de muita margem de evolução

A quarta edição do Meeting Moniz Pereira, prova em pista curta organizada este domingo pela secção de atletismo do Sporting Clube de Portugal que voltou a homenagear o mítico Professor Mário Moniz Pereira, deixou excelentes indicadores para a temporada, uma vez que é das primeiras provas de 2026.

Entre vários destaques na competição que teve lugar no Expocentro de Pombal, menções de relevo para os reforços Gerson Baldé no salto em comprimento, Beatriz Castelhano nos 60 metros planos e Melissa Sereno nos 60 metros barreiras, todos com vitórias nas finais e muito boas marcas.

Os três atletas, que passaram a representar o clube Leonino esta temporada, rubricaram desempenhos que confirmam o acerto das apostas Leoninos para o ano de 2026.

Gerson Baldé ganhou o concurso do salto em comprimento com 8,05 metros, uma excelente marca, com mais um salto acima de oito metros (8,02 metros).

“Gostei da marca, já estava menos à espera de bater o recorde do Meeting. Estou de regresso [ao Sporting CP] e estou muito feliz. O meu objectivo era abrir a época da melhor forma e de Leão ao peito. Desde que entrei no atletismo, sempre ouvi falar bem do Professor Mário Moniz Pereira e é um grande prazer saltar longe no Meeting que o homenageia. Tenho o objetivo de estar no Mundial de pista curta e vamos ver no que vai dar”, disse o atleta em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

Melissa Sereno ficou perto de bater o recorde do Meeting, com 8''21 nos 60 metros barreiras, e ganhou a distância com menos um centésimo de segundo do que a segunda classificada, a também atleta do Sporting CP Olímpia Barbosa.

A atleta também fez o balanço da prestação aos meios de comunicação do Clube: “Saio daqui contente. Uma prova de barreiras é sempre muito renhida, em que tudo pode acontecer. Sei o que tenho de melhorar, é só fazer o que tenho de fazer no treino, mas estou bastante satisfeita porque estou consistente numa marca boa comparativamente ao ano passado. O meu recorde pessoal na época passada era 8’''27, já consegui abrir a época a 8''20, hoje 8''21. É a minha terceira prova pelo Sporting CP, tenho uma equipa médica e no geral muito boa e estou contente por estar aqui”.

Beatriz Castelhano venceu a prova dos 60 metros planos com o tempo de 7''38, resultado que revela consistência da nova aleta Leonina, a correr na casa dos 30 centésimos de segundo na distância mais curta de velocidade em pista curta.

“Sentimento de dever cumprido. Um dos meus objectivos era ficar na casa dos 40 centésimos, 38 é uma grande marca. O objectivo desta época é bater recordes pessoais e nacionais e dar sempre o meu melhor. Estou muito feliz por representar o Sporting CP e quero levar o Sporting CP ao mais alto nível”, frisou.

Auriol Dongmo venceu a prova de lançamento do peso, com 18,59 metros e Carina Vanessa venceu a prova de 400 metros planos com 53''79. A velocista estava feliz pelo desempenho: “Acabo de vir de outra prova em Espanha, vinha com a ambição de correr mais rápido. A ideia era baixar dos 54 segundos, era Meeting do Sporting CP e estava à procura de mais e melhor, mas saio daqui satisfeita. Acredito que tenho muito mais para dar na pista coberta. É muito especial estar no Meeting Moniz Pereira e queria ter uma marca interessante. Representar Moniz Pereira para qualquer Sportinguista é de louvar”.

Paulo Reis, coordenador de atletismo do Sporting CP, fez um balanço muito positivo de mais uma edição do Meeting Moniz Pereira: “No fim, com a nossa experiência, vemos que há uma ou outra coisa em que podemos melhorar, mas no geral foi um bom Meeting. Houve momentos bastante altos, um deles foi o salto em comprimento com recorde do Meeting. O Gerson [Baldé] apresentou-se muito bem, também gostei muito das provas de barreiras, sobretudo a feminina, em que a Melissa [Sereno] e a Olímpia [Barbosa] estiveram taco-a-taco. Estão muito bem e acredito que alguma irá bater o recorde de Portugal. O Abdel Larrinaga esteve bastante bem na eliminatória. Houve momentos muito interessantes, boas marcas, um ou outro condicionamento físico, mas são coisas que acontecem no desporto e temos de resolver da melhor maneira possível nos próximos dias”.

Destaque ainda para Jéssica Barreira, que bateu o recorde pessoal no lançamento do peso (15,78 metros) depois de ter estado um ano em recuperação de uma lesão, o que deixou Paulo Reis bastante satisfeito: “A Jéssica teve um azar tremendo. No ano passado, nesta pista, teve uma lesão grave nas barreiras, uma recuperação prolongada. Logo que recuperou e voltou a treinar, lesionou-se de novo, foi um choque para todos. Veio agora há 15 dias e teve dor no tendão de Aquiles e entendeu-se que era melhor focar-se só no peso, onde fez quase 16 metros. É atleta das combinadas, mas pelo menos no peso sabermos que está bem e juntar as peças todas para fazer um grande heptatlo”.

De referir que foi alcançado um acordo para que as próximas quatro edições do Meeting Moniz Pereira continuem a decorrer no Expocentro de Pombal.