Leões e Leoas lideram provisoriamente a luta pelos títulos em Braga
14 Fev, 2026
Dia 1 dos Campeonatos Nacionais de clubes em pista curta
Já se cumpriu, este sábado, o primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de clubes em pista curta, no Fórum Braga, e as equipas masculina e feminina de atletismo do Sporting CP partem em vantagem nas contas colectivas para o segundo e derradeiro dia de competição. Nos pódios provisórios, as Leoas - em busca de repetir o título do ano passado - somaram 49 pontos para ficar à frente dos 43 da ACD Jardim da Serra e dos 36 do SL Benfica, enquanto os Leões obtiveram 46 pontos, acima também de SL Benfica (43) e ACD Jardim da Serra (30).
Nas sete disciplinas femininas, quatro foram vencidas por atletas do Sporting CP, enquanto no masculino houve quatro vitórias Leoninas num total de seis provas. Relativamente a marcas, Gerson Baldé brilhou e assumiu-se como novo recordista nacional em salto em comprimento (8,32m), tal como Beatriz Castelhano nos 60 metros (7”33), mas no escalão de sub-23.
E a entrada em cena do Sporting CP no Minho não podia ter sido melhor, precisamente, porque ficou com os primeiros oito pontos (e primeiros lugares) em ambas as vertentes dos 60 metros. A jovem Beatriz Castelhano fez uma corrida excelente, voltando a superar-se - recorde de sub-23 já era seu - para vencer e, a seguir, na prova masculina, Emmanuel Eseme confirmou todo o seu favoritismo e foi destacadamente o mais rápido (6”62).
Mais dificuldades tiveram Marta Castro (quinto lugar) e Nuno Pereira (segundo lugar) nos 1500 metros para fazer frente, respectivamente, à concorrência de Salomé Afonso e Isaac Nader, ambos do SL Benfica. Ainda assim, tanto Leões como Leoas fizeram, a seguir, por manter-se na de forma firme na liderança das contas colectivas, dominando grande parte das disciplinas.
Jéssica Barreira foi segunda classificada no salto em comprimento e Inês Mendes ajudou a recuperar o terreno perdido com o terceiro lugar nos 3 mil metros marcha, mas foi a lançadora Auriol Dongmo a responsável por voltar a encaminhar mais oito valiosos pontos para o Sporting CP. Num concurso sem história, a titulada atleta Leonina abriu com uns já inalcançáveis 18,34 metros, mas depois de dois nulos fechou a prova com um lançamento ainda melhor, de 19,15 metros - a sua melhor do ano. O domínio de Auriol Dongmo foi tal que a atleta segunda classificada ficou-se pelos 13,95 metros.
E total superioridade foi, também, o que Sofia Lavreshina (400 metros) e Marta Lisboeta (salto em altura) impuseram para fechar da melhor maneira a prestação das Leoas neste primeiro dia de competição no Fórum Braga. A velocista, actual recordista nacional, deu mais uma prova do fantástico arranque de ano que está a protagonizar e dominou os 400 metros (54”13), enquanto Marta Lisboeta foi a única a chegar à fasquia de 1,68m no salto em altura.
Já na vertente masculina, o infatigável João Vieira (a poucos dias de cumprir 50 anos) assegurou o máximo de pontos para o Sporting CP com uma vitória sem discussão nos 5 mil metros marcha. E, até o fim desta primeira jornada, mais dois Leões lhe seguiram o exemplo.
Um dos principais destaques foi Gerson Baldé, que recém-regressado ao Sporting CP não só ganhou o concurso de salto em comprimento como fixou, ainda, um novo recorde nacional – vigorava desde o início deste século. O saltador verde e branco ‘voou’ até aos 8,32 metros no seu terceiro e último ensaio, após um nulo a abrir e uma marca de 7,87m.
Por seu turno, a vitória de Omar Elkhatib nos 400 metros foi, também, emocionante, mas porque chegou ao primeiro lugar graças a uma ponta final fortíssima que valeu a ultrapassagem já em cima da meta. Acabou a corrida com 46”86 no cronómetro, apenas menos dois centésimos que o jovem Pedro Afonso, do SL Benfica.
O responsável verde e branco por encerrar a noite foi Andreas Gjesdal, que no salto com vara ultrapassou os 5,05 metros – melhor marca da sua temporada - e foi segundo classificado.
Amanhã, domingo, esta 33.ª edição dos Campeonatos Nacionais de clubes em pista curta terá o seu desfecho, e se as Leoas vão à procura de revalidar o seu título, os Leões vão tentar alcançar um título que escapa desde 2023.
Em termos de histórico em pista curta, o Sporting CP é o emblema com mais títulos, tanto em masculino (19) como em feminino (29 em 33).
RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP NO DIA 1 DOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE CLUBES EM PISTA CURTA:
FEMININO
60 metros
1.º Beatriz Castelhano (7”33 - recorde nacional de sub-23)
Salto em comprimento
2.º Jéssica Barreira (6,17m)
1500 metros
5.º Marta Castro (4’41”56)
3 mil metros marcha
3.º Inês Mendes (14’02”20)
Salto em altura
1.º Marta Lisboeta (1,68m)
Lançamento do peso
1.º Auriol Dongmo (19,15m - melhor marca do ano)
400 metros
1.º Sofia Lavreshina (54”13)
MASCULINO
60 metros
1.º Emmanuel Eseme (6”62)
Salto com vara
2.º Andreas Gjesdal (5,05m - melhor marca da temporada)
1500 metros
2.º Nuno Pereira (4’06”29)
5 mil metros marcha
1.º João Vieira (20’23”26)
Salto em comprimento
1.º Gerson Baldé (8,32m – recorde nacional)
400 metros
1.º Omar Elkhatib (46”86)