Sporting CP passa aos oitavos-de-final da Taça de Portugal
14 Fev, 2026
Triunfo da equipa de Nuno Dias por 8-2 frente ao Eléctrico FC
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal apurou-se este sábado para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, após vencer o Eléctrico FC por 8-2 na 4.ª eliminatória da competição em que a formação Leonina defende o troféu conquistado na temporada anterior.
Na estreia de Ivan Chiskala e no regresso de Zicky aos jogos, o Sporting CP venceu com toda a justça e momentos de brilhantismo, diante de uma equipa do Eléctrico FC com muito boa qualidade. Com 40 segundos de jogo, Diogo Santos atirou ao poste e com 1’ e 02', Zicky, de regresso à equipa após recuperar de lesão, obrigou Diogo Basílio a uma grande defesa.
Com 18’23 para o intervalo, Tomás Paçó também rematou com muito perigo, numa excelente entrada em jogo da formação orientada por Nuno Dias.
Com 16’45 para o intervalo, o árbitro assinalou grande penalidade contra o Sporting CP, por falta sobre Henrique Vicente. Chamado a marcar, Simmi Saiotti atirou colocado e inaugurou o marcador para a equipa visitante.
Num contra-ataque, com cerca de 14’50 para o intervalo, Pedro Santos isolou-se e atirou ao lado da baliza defendida por Henrique Rafagnin. Com 10’50, numa reposição lateral, Merlim serviu Tomás Paçó, que em remate colocado, empatou o jogo para o Sporting CP.
Já dentro dos últimos seis minutos da primeira parte, Felipe Valério teve três remates perigosos, bem perto da reviravolta para a equipa Leonina. O Sporting CP criava muitas oportunidades, mas sentia dificuldades para traduzir em golos a produção ofensiva.
A 2’58 para o intervalo, uma mão na área de um jogador do Eléctrico FC foi sancionada com grande penalidade. Bruno Pinto, chamado a marcar, atirou muito colocado e fez o 2-1 para a equipa Leonina.
Quase a seguir, numa jogada de insistência, Henrique Vicente, em remate colocado de pé esquerdo, criou perigo e num jogo de ascendente do Sporting CP, Merlim quase marcava num chapéu vistoso.
O 3-1 apareceu a seguir, com Bruno Pinto a desviar um remate de Bernardo Paçó para o fundo das redes da equipa alentejana, justo, ainda que um pouco aquém nos números do que o jogo tinha sido, com o Eléctrico FC também a criar perigo algumas vezes perto da baliza Leonina. Ao intervalo, o Sporting CP vencia o Eléctrico FC por 3-1.
No segundo tempo e com 33 segundos, de livre, Telmo Sousa atirou colocado e fez o 3-2 para a equipa do Eléctrico FC.
Com 17’5 para o final, em boa combinação com Zicky, Tomás Paçó puxou para o pé esquerdo e fez o 4-2, devolvendo a diferença de dois golos à equipa Leonina.
Com 15’48 para o final, um remate de Felipe Valério embateu no poste e bateu nas costas do guarda-redes Diogo Basílio, para o 5-2 da equipa do Sporting CP.
Com 13’38, chegou o 6-2, numa grande jogada colectiva e assistência perfeita de Chiskala para Rocha atirar certeiro.
A segunda parte do Sporting CP materializava melhor em golos o jogo atacante da equipa Leonina. A equipa do Eléctrico FC recorreu ao guarda-redes avançado, com Henrique Vicente a jogar mais numa faixa e o Sporting CP a fechar bem os caminhos da baliza defendida por Bernardo Paçó.
Com 5’15 para o final, Diogo Santos ficou perto de mais um golo, como aconteceu pouco depois por parte dos visitantes, com Bernardo Paçó a fazer uma grande defesa, junto ao poste.
O Sporting CP mostrava organização defensiva quase exemplar e depois de uma bola recuperada, Diogo Santos isolou-se e com a baliza deserta fez o 7-2. Faltavam 3’33 para o final.
Um dos momentos altos do jogo aconteceu com 2’51 para o final, quando uma grande jogada colectiva culminou no 8-2, de Chiskala, num grande ‘chapéu’ do reforço Leonino, em estreia na equipa e com exibição muito promissora, cheia de apontamentos técnicos de qualidade.
Houve ainda tempo para entrada dos jovens Pedro Silva, guarda-redes, e do ala Tiago Rodrigues, que ainda teve uma oportunidade de golo, em mais uma excelente exibição do Sporting CP, no regresso à competição, após a fase final do Campeonato da Europa.
Sporting CP: Tiago Rodrigues, Tomás Paçó, Zicky, Diogo Santos, Wesley, Felipe Valério, Bernardo Paçó [GR], Ivan Chiskala, Pedro Silva [GR], Bruno Pinto, Alex Merlim [C], Bruno Maior, Rocha, Henrique Rafagnin [GR]