Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tatjana Pinto e Inês Mendes reforçam atletismo

Por Sporting CP
30 Jan, 2026

Marchadora e velocista são Leoas

O Sporting Clube de Portugal contratou Tatjana Pinto e Inês Mendes para a equipa feminina de atletismo.

Tatjana Pinto
Luso-alemã de 33 anos, é velocista e conta com recordes pessoais de 7''06 (2018, 60 metros), 11''00 (2016, 100 metros) e 22''63 (2019, 200 metros).

Na longa e titulada carreira, destacam-se a medalha de bronze nos 4x100 metros dos Mundiais de 2022 e o ouro (2012) e os dois bronzes (2016 e 2018) na mesma prova nos Europeus, sempre ao serviço da selecção da Alemanha. Participou, também, nas edições de 2012, 2016 e 2021 dos Jogos Olímpicos.

"É um prazer representar uma equipa tão forte. O Leão ao peito significa força, resiliência e beleza", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos na apresentação.

Convidada a descrever-se como atleta, Tatjana Pinto garantiu ter "grandes sonhos que ainda estão a ser construídos". "Voltei muito forte de uma lesão e a época já começou para mim. Tenho objectivos muito altos que são possíveis com o Sporting CP", acrescentou.

Sobre objectivos, a mais recente Sportinguista nomeou os Nacionais em pista curta, marcados para 14 e 15 de Fevereiro em Braga. "Depois, quero fazer marca para os Mundiais, mas neste momento tenho de construir a boa forma", adicionou a atleta que, apesar da muita experiência, continua "aberta para aprender e crescer".

Por fim, Tatjana Pinto deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Somos uma equipa muito forte e fico muito feliz por ser parte dela. Vamos para a frente, para ganhar".

Inês Mendes
Com 22 anos, é marchadora e tem o recorde nacional dos 35km marcha (2025, 2h56'41''). Conta com uma participação nos 20km marcha dos Europeus de Roma, em 2024, e também em grandes provas internacionais sub-20 e sub-23.

Nas primeiras palavras de verde e branco, explicou ser "uma honra enorme" passar a competir ao serviço do emblema de Alvalade: "O Sporting CP tem uma história muito grande, com grandes nomes, não só no atletismo como em qualquer modalidade. Estou muito grata por representar este clube".

Inês Mendes considerou ser "muito resiliente", dando sempre "o máximo, sem desistir". "Podem ter a certeza que dou sempre tudo de mim em qualquer competição", prometeu.

As próximas metas são, também, apresentar-se a um bom nível e vencer o Nacional de clubes em pista curta. No futuro, quer estar bem no "Campeonato do Mundo de nações [de marcha] e no Campeonato da Europa desta época, assim como nos Jogos Olímpicos de 2028". "Quero estar presente e fazer uma boa prestação", disse ainda.

Consciente de que pode "sempre aprender alguma coisa independentemente do nível" em que se eencontra e de que a sua carreira "ainda é curta", Inês Mendes finalizou dirigindo-se aos Sócios e adeptos do Sporting CP.

"Espero que gostem e acompanhem a marcha e o atletismo. Temos o Nacional daqui a duas semanas e contamos com o vosso apoio", concluiu.