Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reacção insuficiente dos sub-23 em Portimão

Por Sporting CP
31 Jan, 2023

Desvantagem precoce resistiu apesar do equilíbrio (1-0)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, esta terça-feira, o Portimonense SC e caiu por 1-0 na segunda jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação.

Apesar do equilíbrio de forças ao longo do jogo, que teve poucas oportunidades claras para ambas as equipas, um golo cedo dos algarvios obrigou os jovens Leões a correr atrás do prejuízo, mas de forma inglória.

Comparativamente ao onze utilizado na última jornada, na vitória diante do Leixões SC (5-4), os jovens Leões apresentaram-se em Portimão com cinco mudanças: Diogo Pinto, Gonçalo Braga, Miguel Alves - em estreia no escalão aos 17 anos -, Martim Marques e Rafael Nel foram titulares, juntamente a João Pereira, Domingos Andrade - hoje capitão -, Rafael Besugo, Kiko Félix, Lucas Dias e Francisco Canário que voltaram a ser aposta inicial - esta época os sub-23 Leoninos ainda não repetiram qualquer onze.

O jogo começou a todo o gás e quando ainda não estavam cumpridos dois minutos de jogo já se contavam boas aproximações perigosas para cada lado. A toada continuou e, pouco depois, o Portimonense SC foi mais feliz, inaugurando o marcador num lance de insistência por Tiago Carvalho – na sequência, o guardião Diogo Pinto teria de sair lesionado, aos 26 minutos, substituído por Pedro Miguéis.

Por sua vez, o Sporting CP não se deixou ficar e foi respondendo, mas na melhor situação criada o cabeceamento de João Pereira saiu por cima. O vaivém de ambas as equipas continuou a marcar a partida e Lucas Dias, em pleno cara-a-cara, teve tudo para fazer o empate, mas antes de rematar caiu na área sem que nada fosse assinalado.

Já em cima do intervalo, Francisco Canário ainda alvejou a baliza algarvia, porém o 1-0 permaneceu inalterado até ao intervalo. Para trás ficava um primeiro tempo com várias chegadas a ambas as áreas, mas às quais faltou sempre melhores definições de parte a parte (1-1 em remates à baliza).

Com o reatamento do encontro veio também um Sporting CP mais pressionante e que foi conseguindo levar cada vez mais o jogo para o meio-campo adversário, embora novamente com dificuldades para encontrar o caminho do golo. Ora, para tentar mudar o rumo dos acontecimentos foram lançados o jovem médio Manuel Mendonça e o avançado Nicolai Skoglund, primeiro, e já mais tarde também David Monteiro e Tiago Augusto.

No entanto, pouco ou nada mudaria no jogo, sendo até que à entrada para os últimos dez minutos aumentaram os duelos e o ritmo da partida caiu. Apesar das tentativas em transição – perigosas – do Portimonense SC, os jovens Leões ainda tentaram um esforço final, mas sem sucesso. Na melhor ocaisão, já em período de descontos, Rafael Nel atirou forte, mas desenquadrado e o desaire verde e branco pela margem mínima confirmou-se.

Assim, os sub-23 do Sporting CP seguem com nove pontos somados na segunda fase, seguindo-se a recepção ao CS Marítimo.

Sporting CP: Diogo Pinto [GR] (Pedro Miguéis [GR] 26’), Gonçalo Braga, João Pereira, Miguel Alves, Martim Marques (David Monteiro 82’), Domingos Andrade [C], Rafael Besugo, Kiko Félix (Manuel Mendonça 67’), Rafael Nel, Lucas Dias (Tiago Augusto 82’) e Francisco Canário (Nicolai Skoglund 67’).