Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Demonstração de qualidade deu goleada no Algarve

Por Sporting CP
24 Out, 2023

​Sub-23 não deram hipótese na visita ao Portimonense SC (1-5)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao Algarve golear o Portimonense SC por 1-5, na manhã desta terça-feira, em duelo da oitava jornada da série B da Liga Revelação.

Após a paragem competitiva de 20 dias para os compromissos das selecções nacionais, os Leões entraram em campo determinados em regressar aos triunfos no arranque da segunda volta, na sequência de um empate e uma derrota, tendo pela frente o actual último classificado, que chegou a este desafio sem qualquer triunfo ao fim de sete jogos e com apenas três golos marcados.

No Estádio Dois Irmãos, a partida arrancou dividida, com as duas equipas a lutarem pela posse de bola e a ensaiarem os primeiros desenhos ofensivos. Ainda assim, aos poucos, o Sporting CP foi assumindo cada vez mais as despesas, com investidas através dos seus extremos, e começou a criar as primeiras oportunidades de golo.

Logo aos dez minutos, Ewandro Santos atirou ao poste após uma recuperação de bola numa zona muito adiantada do terreno, e pouco depois foi a vez de Geovany Quenda isolar Lucas Anjos – que aos 34 minutos deu o lugar a Francisco Canário devido a problemas físicos - mas este, na cara do guarda-redes, não conseguiu dar a melhor direcção ao remate, atirando à malha lateral.

Do outro lado, a turma de Portimão, apesar de até ter discutido o jogo nos instantes iniciais, acabou por perder gás à medida que o cronómetro avançava e não criou qualquer ocasião nos primeiros 40 minutos. Ainda assim, no primeiro remate que fez em todo o jogo, já com 41 minutos, inaugurou o placard contra a corrente e sem que nada tivesse feito para merecê-lo.

Apesar disso, o 1-1 chegaria ainda no decorrer da primeira parte, já no segundo minuto de compensação. Na sequência de um lance bem trabalhado pelo ataque Leonino, que passou pelos três corredores e por vários jogadores, José Silva lançou Francisco Canário e este não tremeu à frente da baliza, com a bola ainda a bater num defesa adversário antes de entrar.

No regresso para a segunda parte, o tabuleiro de jogo voltou a equilibrar, com as duas equipas a investirem no ataque e a deixarem ameaças. Na mesma jogada, Ewandro Santos e depois Luís Gomes ficaram perto de dar vantagem aos verdes e brancos, sendo que o Portimonense SC também teve duas aproximações perigosas à baliza Leonina.

Já em cima da hora de jogo, Pedro Sanca e David Moreira foram lançados, e logo a seguir o conjunto de Alvalade colocou-se pela primeira vez na dianteira. Luís Gomes bateu um livre para a área à procura do cabeceamento de um colega, mas acabou por ser um adversário, na tentativa de cortar a bola, a fazer o 1-2 e a consumar a reviravolta no marcador, aos 64 minutos.

O Sporting CP insistia no ataque e massacrava a defensiva dos homens da casa, recolhendo frutos disso mesmo pouco depois, aos 68 minutos. José Silva arrancou em velocidade e foi desde o meio-campo até ao vértice da área, desferindo um cruzamento venenoso que David Moreira só teve de encostar, na sua estreia absoluta na presente temporada (1-3).

Aos 72 minutos, Luís Gomes deu ainda maior corpo à clara superioridade Leonina ao fazer o 1-4, após mais uma boa jogada colectiva, facturando pela primeira vez em 2023/2024. Isto, antes de o Portimonense SC ficar reduzido a dez unidades devido à expulsão de Joseph, o que facilitou ainda mais a tarefa do Sporting CP, que a partir daí encostou o conjunto rival às cordas.

Já com Diogo Cardoso e Rodrigo Dias também em campo, os visitantes continuaram a somar oportunidades de golo, tendo mesmo acertado no poste na melhor delas. Apesar disso, já em cima do apito final, no quinto minuto de compensação, a insistência deu resultado, com Henrique Arreiol a atirar à barra de livre directo e, na recarga, Pedro Sanca a assinar o 1-5 final.

Com este resultado, o Sporting CP passa a somar 13 pontos e sobe ao segundo lugar da tabela, ainda que à condição, destacando-se como um dos melhores ataques da série B com 19 golos marcados. O próximo jogo está agendado para dentro de uma semana, na próxima terça-feira, dia 31 de Outubro, em Alcochete, diante do eterno rival SL Benfica.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva, Pedro Silva, Emanuel Fernandes, Tiago Parente (Rodrigo Dias, 78’), Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C] (David Moreira, 59’), Luís Gomes (Diogo Cardoso, 78’), Ewandro Santos (Pedro Sanca, 59’), Geovany Quenda e Lucas Anjos (Francisco Canário, 34’).