Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

113 anos de História, 13 nomes

Por Sporting CP
07 Ago, 2019

Sócios vão escolher homenageados

“Ronaldo será imortal, tal como o meu pai”. A frase é de Jordi Cruyff, filho do lendário Johan Cruyff, referindo-se pois, ao melhor jogador do Mundo. Ele mesmo, Cristiano Ronaldo, o prodígio formado no Sporting Clube de Portugal. Esta é, de resto, a máxima condição que deve ser atribuída a quem escreve o seu nome na História. Seja ela qual for. Porque sem pessoas não há história. 

O Sporting Clube de Portugal, com 113 anos, tem uma história ímpar no panorama desportivo mundial. São mais de 22 mil títulos nacionais, 35 taças europeias, 146 atletas olímpicos, nove medalhas olímpicas e quatro medalhas paralímpicas. Foram muitos os jogadores que contribuíram para estes impressionantes números. Mas a imortalidade, aquela que Jordi Cruyff atribui a Cristiano Ronaldo, está ao alcance apenas de um restrito número de indivíduos.

No Sporting CP esta condição excepcional vai ser atribuída pelo expoente máximo do Clube: os seus Sócios. 
Neste sentido, a partir de hoje, e durante o mês de Agosto, os Sócios do Sporting Clube de Portugal poderão votar – em https://www.sporting.pt/gloriassporting – nos ex-jogadores que considerem ser merecedores de ter a camisola exibida junto da quadra, como sinal de imortalidade no Clube e no desporto. Mas o Sporting CP, como rei do eclectismo que é, tem obviamente mais ex-atletas de outras modalidades que contribuíram para a riquíssima história do Clube. Também essas personalidades, eleitas igualmente pelos Sócios, terão o seu nome imortalizado noutros espaços do Pavilhão João Rocha.

Assim, neste primeiro ano em que o Sporting CP se orgulha de ser o primeiro clube português a promover um ciclo de distinções desta grandiosidade, serão homenageadas 13 personalidades dos 113 anos de história do Clube.

O Sporting CP nomeia quatro figuras que, além de terem envergado a verde e branca enquanto atletas, elevaram o nome do Clube noutras funções, durante várias décadas. São eles António Stromp, Mário Moniz Pereira, Reis Pinto e Salazar Carreira. 

Seguem-se duas categorias de 20 nomes cada uma, nas quais será dada a palavra aos Sócios.

Na primeira lista de 20 nomes abaixo exposta, construída com base no palmarés e na influência nas respectivas equipas, serão imortalizados, nesta primeira fase, cinco ex-jogadores que terão a camisola exposta nas bancadas laterais, junto à quadra do Pavilhão João Rocha. Cada Sócio poderá votar precisamente em cinco nomes, sendo que poderá trocar um dos ex-jogadores indicado por outro que ache mais adequado. Todos os nomes indicados de atletas que ainda estejam no activo serão considerados nulos.

Ex-atletas (MODALIDADES COLECTIVAS):
Augusto Baganha – Basquetebol 
António Livramento – Hóquei em patins
António Ramalhete – Hóquei em patins
Alex – Futsal
Bessone Basto – Andebol
Carlos Correia – Andebol 
Carlos Silva – Andebol 
Chana – Hóquei em patins
Hermínio Barreto – Basquetebol 
João Benedito – Futsal 
João Gonçalves – Andebol 
João Sobrinho – Hóquei em patins
Júlio Rendeiro – Hóquei em patins
Manuel Brito – Andebol 
Mário Albuquerque – Basquetebol 
Nélson Serra – Basquetebol 
Miguel Fernandes – Futsal 
Rui Pinheiro – Basquetebol 
Séninho – Futsal 
Zézito – Futsal 

Na segunda lista de 20 nomes, que contempla outras modalidades, e cuja homenagem será efectuada noutro local do Pavilhão João Rocha, cada Sócio poderá votar em quatro nomes. O critério e o processo de votação são iguais aos anteriormente indicados. 

Ex-atletas (MODALIDADES INDIVIDUAIS):
Alfredo Trindade – Ciclismo
Armando Marques – Tiro
Carlos Lopes – Atletismo
Chen Shi Chao – Ténis de mesa
Dionísio Castro – Atletismo
Domingos Castro – Atletismo
Fernando Fernandes – Kickboxing
Fernando Mamede – Atletismo
Ionela Târlea – Atletismo
João Pina – Judo
Joaquim Agostinho – Ciclismo
Manuel Faria – Atletismo  
Manuel Oliveira – Atletismo 
Marco Chagas – Ciclismo
Naide Gomes – Atletismo
Nuno Dias – Ténis de mesa
Paquito – Boxe
Pedro Miguel Moura – Ténis de mesa
Rita Vilas-Boas – Ginástica 
Rodrigo Gallego – Automobilismo 

Importa ainda referir que nas bancadas dos topos serão homenageadas as equipas que conquistaram a Europa, à imagem do que já aconteceu com o ‘dream team’ de hóquei em patins, vencedora da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1977.

O Sporting Clube de Portugal é também ele imortal. Existirão, certamente, outros jogadores, que finda a sua carreira desportiva, terão também lugar na casa das modalidades.