Sem defender não se atacam as vitórias
16 Jan, 2016
'Leões' mantêm segundo lugar apesar da derrota com o Madeira SAD por 29-28
A formação de seniores masculinos de andebol do Sporting CP foi hoje surpreendida pelo Madeira SAD por 29-28, num encontro referente à 18.ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1 disputado no Pavilhão do Ginásio Clube do Sul, na Cova da Piedade.
Com o reforço Daniel Svensson como titular por lesão de Aljosa Cudic no pescoço, os ‘leões’ entraram mal na partida e sofreram um parcial de 4-1 dos madeirenses em cinco minutos. No entanto, com algumas boas acções defensivas convertidas em contra-ataque, os comandados de Zupo Equisoain reequilibraram as contas e colocaram-se mesmo em vantagem por 5-4, antes de um período de golos repartidos nas duas balizas. Aos 20 minutos, e já com a outra cara nova Samvel Aslanian em campo, João Antunes conseguiu o maior avanço ‘verde e branco’ na etapa inicial (12-9) mas alguns erros ofensivos reduziram a vantagem para apenas um golo ao intervalo (14-13).
Na etapa complementar, o Madeira SAD voltou a colocar-se na frente logo nos primeiros cinco minutos com um golo do lateral Cláudio Pedroso, os ‘leões’ recuperaram o avanço mas, com a partida empatada a 26 golos à entrada dos últimos cinco minutos, o Sporting CP voltou a vacilar, sofrendo a segunda derrota em casa do Campeonato de novo pela margem mínima. Pedro Portela, com sete golos, foi o melhor marcador ‘leonino’, seguido de Carlos Carneiro e Fábio Magalhães, ambos com quatro. Cláudio Pedro, com oito tentos, foi o artilheiro da partida.
Em resumo, o conjunto ‘verde e branco’ teve uma exibição muito aquém sobretudo em termos defensivos, com vários golos sofridos na zona central de primeira ou segunda linha, não conseguindo também adaptar-se da melhor forma à agressiva defesa 3x2x1 dos insulares que causou grandes problemas à primeira linha. Ainda assim, Daniel Svensson e Samvel Aslanian deram indicações promissoras em relação à mais valia que poderão vir acrescentar à equipa numa fase em que estejam melhores adaptados ao modelo de jogo dos ‘leões’.
Apesar do desaire, o Sporting CP manteve o segundo lugar da classificação com 46 pontos (14 vitórias e quatro derrotas), os mesmos pontos do Benfica – que perdeu hoje em casa com o líder FC Porto – e com mais três do que o ABC, que tem ainda um jogo em atraso. Na próxima ronda, os ‘leões’ defrontam o Sp. Horta nos Açores.