Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Vitória sólida

Por Sporting CP
16 Abr, 2021

Leões bateram AM Madeira SAD por 35-16

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta sexta-feira, o AM Madeira SAD por 35-16 na 23.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1.

Nos primeiros trinta minutos, Manuel Gaspar brilhou na baliza Leonina e foi chave para cimentar uma diferença significativa (17-7) que depois foi gerida com seriedade e eficácia no segundo tempo.

Para esta partida, Rui Silva, treinador verde e branco, voltou a contar com Jens Schöngarth e ainda com os reforços de inverno Daniel Andrejew, Edmilson Araújo e Tomislav Špruk, que não tinham alinhado no dérbi frente ao SL Benfica (31-29), uma vez que se tratou de um jogo em atraso da primeira volta. Em sentido contrário, Tiago Rocha não esteve disponível para o encontro.

A primeira posse e também o primeiro golo foram para o conjunto madeirense, mas, depois de um ataque sem finalização e rápida recuperação de bola, Arnaud Bingo voltou à carga de imediato para empatar. Apesar de algumas imprecisões de parte a parte, os Leões assumiriam a sua primeira vantagem graças aos golos de Andrejew e de Schöngarth (3-2). De seguida, o guardião Manuel Gaspar negaria a resposta insular com a primeira das inúmeras defesas que faria e na consequente transição Francisco Tavares assinaria o 4-2.

Manuel Gaspar voltaria a estar em evidência ao travar o primeiro livre de sete metros da partida. Na frente, Carlos Ruesga e outra vez Schöngarth fariam o 7-4. Aqui, o Sporting CP até ficaria em inferioridade numérica durante dois minutos, mas defensivamente o conjunto de Rui Silva manteve-se sólido.

Solidária atrás e à boleia de um Manuel Gaspar intransponível, a turma de Alvalade dilatou a vantagem até ao 9-4. O AM Madeira SAD, sexto classificado no campeonato, sentia muitas dificuldades no ataque e só depois dos 21 minutos voltaria a marcar, porém até lá já Francisco Tavares, de livre de sete metros, e Salvador Salvador, numa rápida transição, tinham aumentado a diferença no marcador (11-5).

Com Manuel Gaspar a dar segurança na retaguarda, Carlos Ruesga soltou a sua magia na frente, primeiro numa vistosa jogada individual (12-5) e depois com a colaboração do ponta direito Francisco Tavares (14-5). Confortáveis no marcador, Salvador acentuou a superioridade verde e branca, estabelecendo uma diferença de dez golos (15-5), fechada em cima do intervalo com um chapéu de Bingo (17-7).

Assente numa sólida exibição defensiva, os Leões foram totalmente superiores na primeira hora e saíram com uma vantagem confortável para o segundo tempo. Tomislav Špruk, Nuno Roque e Darko Đukić somariam minutos no reatamento, com este último, inclusive, a abrir a contagem (18-7).

Nos instantes iniciais, os madeirenses tentaram reentrar na discussão do resultado, mas o Sporting CP não cedia na vantagem (23-13), porque, apesar do menor acerto ofensivo, Manuel Gaspar continuava a fechar a baliza.

A turma de Alvalade apostava agora em posses mais longas e, num desses momentos, num lance a toda a largura, Đukić concluiu com eficácia (25-14). Defensivamente, o conjunto de Rui Silva cumpria as tarefas com distinção e, agora, saía rápido e com clarividência para o ataque, sempre que possível, aumentando cada vez mais a margem de diferença no marcador até ao 32-14, apontado por Manuel Gaspar de uma baliza à outra.

O AM Madeira SAD só voltou a encontrar o caminho para o golo aos 26 minutos (32-15) e o Sporting CP faria a gestão do encontro sem sobressaltos até ao 35-16 final.

Com este resultado, a formação verde e branca soma a 12.ª vitória consecutiva no campeonato, atinge os 67 pontos e continua na perseguição ao primeiro lugar, que está a dois pontos de distância. Os Leões do andebol voltam a entrar em acção já este domingo (18h30) frente ao CDC São Paio de Oleiros para os quartos-de-final da Taça de Portugal. 

Sporting CP: Pedro Valdés [C] (2), Edmilson Araújo (4), Daniel Andrejew (2), Carlos Ruesga (3), Dmytro Doroshchuk, Eduardo Almeida, Francisco Tavares (2), Salvador Salvador (6), Manuel Gaspar [GR] (1), Arnaud Bingo (2), Jens Schöngarth (5), Nuno Roque (1), Darko Đukić (2), Joel Ribeiro (2), Matevž Skok [GR] e Tomislav Špruk (3).