Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Segue o pleno de vitórias no campeonato

Por Sporting CP
29 Out, 2022

Triunfo indiscutível sobre o Académico de Viseu FC (39-19)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal regressou, este sábado, ao Campeonato Nacional e venceu na recepção ao Académico de Viseu FC por claros 39-19 na partida que inaugurou a sexta jornada.

Depois de minutos iniciais mais complicados devido à excelente réplica, sobretudo, do guardião adversário, os Leões cedo arrancaram para uma vitória dominadora - a sexta em seis jogos no campeonato -, culminada com uma segunda parte de luxo e sentido único. Com seis golos, Mamadou Gassama foi o melhor marcador da partida, ainda que só tenha jogado no segundo tempo.

Pela frente esteve o recém-promovido Académico de Viseu FC, que chegou ao Pavilhão João Rocha em penúltimo lugar e ainda à procura da sua primeira vitória no escalão principal. Já os Leões de Ricardo Costa, com Manuel Gaspar, Francisco Tavares, Jens Schöngarth, Carlos Ruesga, Edy Silva, Edmilson Araújo e Etienne Mocquais de início, começaram em força, mas tropeçaram inicialmente num intransponível António Silva na baliza visitante.

Só com mais de três minutos e meio decorridos chegaria o golo inaugural e para o Sporting CP, através de Francisco Tavares, num contra-ataque finalizado numa baliza deserta. Ainda assim, continuariam a ser os guarda-redes António Silva e Manuel Gaspar a destacarem-se, fechando as suas balizas e o resultado, que assinalava 4-3 aos 14 minutos – pouco antes, Edmilson Araújo saiu lesionado.

Foi a seguir a um desconto de tempo que o capitão Salvador Salvador colocou finalmente um ponto final na ineficácia verde e branca e com dois golos consecutivos começou a trilhar o caminho para a vitória (6-3). Abatida a resistência dos viriatos, a turma de Alvalade nunca mais sairia da liderança no resultado e ‘disparou’ rapidamente até ao 11-4 aos 21 minutos, antes de fechar a contagem ao intervalo com uma vantagem de nove golos (16-7).

No que toca ao acerto ofensivo, Salvador (quatro), Francisco Tavares (quatro) e Schöngarth (três) foram os principais responsáveis por embalar o Leão numa primeira parte que até começou com bastantes obstáculos.

No reatamento, já com novos intervenientes como Leo Maciel, Mamadou Gassama ou Martim Costa, o Sporting CP continuou em velocidade de cruzeiro, alargou a diferença no marcador e através do seu guarda-redes – marcaria mais um de baliza a baliza - chegou ao 23-10 em oito minutos. Ainda havia muito por jogar, mas nesta fase os Leões de Ricardo Costa venciam e convenciam, gerindo os ritmos da partida com mestria.

Com o decorrer dos minutos, nada mudaria. Leo Maciel brilhava entre os postes, frustrando as intenções viseenses e no ataque o acerto verde e branco era melhor do que nunca, aproveitando o muito espaço deixado pelos visitantes (30-13). Assim, sem sobressaltos até final, a turma de Alvalade garantiu um grande triunfo (39-19), destacando-se ainda os excelentes contributos goleadores de Gassama (seis) e do capitão Salvador (cinco).

Agora, os Leões do andebol deslocam-se, já na terça-feira (17h45), à Catalunha para enfrentar o Fraikin BM Granollers na segunda jornada do grupo C da EHF European League.

Sporting CP: Edy Silva (2), Edmilson Araújo (1), Kiko Costa (1), Natán Suárez, André José, Patryk Walczak (4), Carlos Ruesga (1), Salvador Salvador [C] (5), Mamadou Gassama (6), Francisco Tavares (4), Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth (3), Etienne Mocquais (4), Leonel Maciel [GR] (2), Josep Folquès (4) e Martim Costa (2).