Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto EHF

Triunfo sem espinhas na Hungria

Por Sporting CP
21 Fev, 2023

​Andebol bate Balatonfüredi KSE e mantém-se na luta pela liderança (25-31)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa dos húngaros do Balatonfüredi KSE vencer por 25-31, esta terça-feira, na jornada nove do grupo C da EHF European League. Com este triunfo, a formação orientada por Ricardo Costa sobe ao primeiro lugar, à condição, com 14 pontos, e vai procurar confirmar a liderança na última ronda, frente aos croatas do RK Nexe.

Já com a presença nos oitavos-de-final garantida, os Leões viram o duelo começar equilibrado. Apesar de terem arrancado na frente por 0-2, essa acabou por ser a maior vantagem conseguida em quase toda a primeira parte, perante um adversário que, mesmo nunca tendo conseguido roubar a liderança do placard, fez valer o poderio físico para não deixar o Sporting CP disparar.

As vantagens tangenciais para a turma de Alvalade e os empates foram uma constante, com as duas equipas a facturarem à vez. O Balatonfüredi KSE apenas alcançou a primeira liderança no placard já a escassos oito minutos do intervalo (12-11), mas por pouco tempo. Isto porque o Sporting CP mostrou-se depois superior e fez um parcial de 0-4, atingindo o descanso na frente por 13-16, com Leo Maciel em destaque na baliza e Francisco Costa de mão quente (sete golos).

No regresso para a segunda metade, o conjunto magiar apostou no 7x6 de forma a fazer face às dificuldades em penetrar a defensiva Leonina. Ainda assim, e apesar de perdulário no ataque, muito por culpa também da boa exibição do guarda-redes rival, o Sporting CP conseguiu a primeira diferença de cinco golos (14-19), margem que foi segurando sem dificuldades de maior.

Mesmo sem acelerar muito, e com três dos quatro livres de sete metros desperdiçados, os Leões acabaram por ter uma etapa complementar bastante tranquila, com Josep Folqués em evidência na ponta-esquerda (quatro golos). Os da casa nunca tiveram capacidade para incomodar ou aproximarem-se, pelo que o Sporting CP guardou a vantagem até fechar o jogo com um 25-31.

Francisco Costa (nove golos na conta pessoal) destacou-se como o melhor marcador da partida, sendo bem secundado pelo irmão Martim Costa (quatro) e também por Josep Folqués (quatro).

A décima e última jornada do grupo C está marcada para dentro de uma semana, na próxima terça-feira, dia 28 de Fevereiro, no Pavilhão João Rocha, diante dos croatas do RK Nexe. Antes disso, os Leões, que continuam 100% vitoriosos desde o arranque de 2023 e somam sete vitórias seguidas, recebem a AA Águas Santas no sábado, dia 25, em jogo para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Mamadou Gassama (3), Francisco Costa (9), Natán Suárez (1), Espen Våg (2), Martim Costa (4) e Étienne Mocquais; André Kristensen [GR], Edy Silva (2), Edmilson Araújo, Patryk Walczak (1), Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (2), Francisco Tavares (3), Ronaldo Almeida e Josep Folqués (4).