Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Andebol regressa ao campeonato em grande

Por Sporting CP
22 Abr, 2023

Invencibilidade continua com muita solidez em casa do Póvoa AC (32-43)

Após a inglória eliminação da EHF European League, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Póvoa AC por 32-43 na 21.ª jornada do Campeonato Nacional. O capitão Salvador Salvador, com sete golos, foi o melhor marcador verde e branco.

Os Leões de Ricardo Costa mudaram o chip da melhor maneira e regressaram ao campeonato com uma vitória robusta, construída assim que conseguiram impor o seu ritmo frente aos poveiros. São já 12 os triunfos consecutivos nas provas nacionais e o Sporting CP continua, de forma segura, como o único emblema invicto no campeonato.

E foi a formação da casa, assente no nono lugar, a começar melhor o jogo, aproveitando as imprecisões Leoninas no ataque para chegar ao 5-2. No entanto, pouco depois, duas defesas de Leo Maciel suportaram a reacção verde e branca, que se materializou com golos seguidos de Kiko Costa, Natán Suárez e Josep Folquès (5-7).

Embora assumido o controlo do marcador desde aí, só depois dos 15 minutos é que a turma de Alvalade conseguiu aumentar, progressivamente, a sua vantagem, graças sobretudo à potência e pontaria de Martim Costa (10-14). A seguir, o Póvoa AC ainda se manteve na discussão momentaneamente, mas assim que o Sporting CP aumentou o ritmo do jogo disparou no marcador já na recta final do primeiro tempo (15-21).

Etienne Mocquais – certeiro nos livres de sete metros - e Francisco Tavares foram os mais destacados nesta fase, dando asas aos Leões através de rápidos contra-ataques. E seria uma jogada, entre ambos, a toda a largura da linha final a fixar o 17-22 ao intervalo. Com quatro golos cada, Mocquais e Martim Costa eram os melhores marcadores Leoninos.

Logo a abrir o reatamento, a determinação verde e branca ficou bem patente, chegando a todo o gás - em menos de sete minutos - a diferenças de golos até então inéditas e cada vez mais expressivas (20-30). Sem atirar a toalha ao chão, o Póvoa AC até reduziria para 29-35 à entrada para os derradeiros dez minutos, mas o desfecho não mudaria e já nada desviou os três pontos de Alvalade.

O conjunto verde e branco melhorou a sua gestão do jogo na recta final, mesmo contando com a desqualificação de Francisco Tavares, e sentenciou o triunfo na Póvoa de Varzim com contundência, reflectida no 32-43 final.

Assim, os Leões de Ricardo Costa seguem líderes e isolados e invictos, agora com 61 pontos, cumprindo a sua missão numa jornada em que FC Porto, segundo classificado, e SL Benfica, terceiro, se vão enfrentar. Para o Sporting CP segue-se, agora, uma recepção ao ABC.

Sporting CP: Edy Silva (1), Edmilson Araújo, Kiko Costa (5), Natán Suárez (5), Patryk Walczak, Carlos Ruesga (2), Salvador Salvador [C] (7), Espen Våg, Mamadou Gassama (3), André Kristensen [GR], Francisco Tavares (6), Etienne Mocquais (5), Leo Maciel [GR], Ronaldo Almeida, Josep Folquès (3), Martim Costa (6).