Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões nos 'quartos' da EHF European League

Por Sporting CP
27 Fev, 2024

Nova grande vitória sobre o Füchse Berlin (32-28) vale apuramento

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta terça-feira, um lugar nos quartos-de-final da EHF European League ao receber e vencer o Füchse Berlin por 32-28 na terceira jornada do Grupo IV da ronda principal.

Com este triunfo, o segundo consecutivo contra o líder do consagrado campeonato da Alemanha, o emblema de Alvalade assegurou o primeiro lugar no grupo quando ainda falta uma jornada pela frente.

Com um Pavilhão João Rocha praticamente cheio e com uma grande atmosfera, os Leões entraram com Leo Maciel, Pedro Portela, Kiko Costa, Natán Suárez, Martim Costa, Orri Þorkelsson e Edy Silva e começaram em grande. Kiko Costa inaugurou o marcador, Leo Maciel fez a primeira defesa e Martim Costa aumentou a vantagem para 2-0.

Seguiram-se golos de Natán Suárez, numa excelente jogada colectiva, de Martim Costa, num lance individual digno de registo, e de Edy Silva, com uma grande finalização, tudo enquanto Leo Maciel ia brilhando entre os postes com intervenções de encher o olho. O Sporting CP ia defendendo muito bem, mas não conseguiu cavar um fosso para o Füchse Berlin, que apresentou - como habitual - muita qualidade.

Aos 12 minutos, Pedro Portela e Orri Þorkelsson facturaram antes de Leo Maciel defender um livre de sete metros convertido por Hans Lindberg, levantando o Pavilhão João Rocha. Logo a seguir, num dos melhores momentos da noite, Kiko Costa assistiu Natán Suárez para o 9-5 numa jogada aérea.

Orri Þorkelsson estava bem na linha de sete metros, Leo Maciel continuou a defender e tanto Martim Costa como Kiko Costa, Edy Silva ou João Gomes conseguiram marcar, mas o poderio germânico também se fez sentir. Liderado por Mathias Gidsel, um dos melhores jogadores do planeta, e com uma restante primeira linha muito perigosa, o Füchse Berlin acelerou no final da primeira parte e conseguiu chegar ao empate (15-15).

O equilíbrio reinou até ao intervalo, altura em que se registava 17-17 no marcador com Orri Þorkelsson a ser o artilheiro principal verde e branco com cinco golos.

Estava tudo em aberto para o segundo tempo e Leo Maciel conseguiu apanhar a primeira bola, mas os visitantes entraram bem e conseguiram, aos 17-18, a primeira vantagem no desafio. No entanto, a reacção Leonina foi feroz: de 18-20, o resultado passou para 22-20 com golos de Kiko Costa, Mamadou Gassama e Martim Costa (este último com dois). O guarda-redes argentino do Sporting CP, pelo meio, voltou a brilhar e a animar ainda mais o Pavilhão João Rocha.

O parcial bem conseguido por parte do conjunto de Ricardo Costa motivou a equipa, que foi crescendo. Orri Þorkelsson não perdeu a frieza na hora de finalizar, fosse da linha de sete metros ou na conclusão de uma grande jogada, como aconteceu no 24-22, e o Sporting CP voltou a dar espectáculo aéreo aos 47 minutos, agora com Kiko Costa a servir para Martim Costa finalizar (25-23).

Com os minutos a passarem e o Sporting CP na frente de forma consistente e segura, os milhares de Sportinguistas presentes foram-se entusiasmando e percebendo que a vitória estava cada vez mais ao alcance. Para isso contribuíram os golos de Edy Silva, Mamadou Gassama e Martim Costa e a defesa de Leo Maciel que, pouco depois, negou aos forasteiros a hipótese de reduzir a diferença para apenas um golo.

Sólidos na defesa e seguros no ataque, os Leões foram marcando por Martim Costa, Orri Þorkelsson e Kiko Costa e, com naturalidade para aquilo que se passou ao longo da partida, superaram-se contra o Füchse Berlin, entrando no minuto final já em festa na casa das modalidades. Martim Costa, melhor marcador do jogo com nove tentos, fechou as contas 32-28.

Terminado o desafio, começou a festa no Pavilhão João Rocha. O Sporting CP ultrapassou mais um enorme obstáculo na grande temporada que está a fazer e, com duas vitórias históricas contra um dos mais fortes adversários do planeta, reservou um posto nos quartos-de-final da EHF European League.

Segue-se agora o Vitória SC, no sábado, para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Edy Silva (4), Pedro Portela (1), Edmilson Araújo, Kiko Costa (4), Natán Suárez (2), Jan Gurri, Salvador Salvador [C], Espen Våg, Orri Þorkelsson (8), Mamadou Gassama (3), André Kristensen [GR], João Gomes (1), Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Christian Moga e Martim Costa (9).