Ricardo Costa: "Queremos continuar a vencer"
26 Set, 2025
Andebol recebe o FC Porto este sábado (18h00)
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal regressa este sábado, às 18h00, ao Pavilhão João Rocha para um clássico frente ao FC Porto, em jogo a contar para a quarta ronda do Campeonato Nacional.
Depois da derrota a meio da semana diante do Aalborg Håndbold, a primeira da temporada, Ricardo Costa fez a antevisão da partida e sublinhou a importância de manter o foco.
"Não podemos ficar desmotivados por sofrer uma derrota na EHF Champions League, diante de uma equipa que é um sério candidato a estar na final four. Sabíamos das dificuldades, queríamos muito vencer, mas nem sempre é possível. Centrámo-nos naquilo que poderíamos ter feito e não fizemos, e há espaço para melhorarmos", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.
"Mas não é proibido perder, desde que demos tudo dentro de campo, e isso ninguém nos pode apontar o dedo. Por isso não estou nada preocupado, é uma derrota absolutamente normal. Temos de nos preparar para mais, não vai ser a última na EHF Champions League. Vamos continuar a fazer aquilo que temos de fazer", afirmou ainda.
Sobre o duelo com os dragões, o técnico verde e branco garante esperar um encontro “completamente diferente” do disputado há um mês para a Supertaça Nacional.
"Espero um FC Porto completamente diferente. Acrescentou muitos jogadores ao plantel e, passado um mês, com tempo para trabalhar, não será o mesmo adversário. Tiveram praticamente três semanas para preparar este jogo, não tirando mérito aos jogos, por exemplo, com o CF “Os Belenenses” ou com o ABC. Nós tivemos apenas um dia, mas isso não serve de desculpa", analisou.
"Estamos onde queremos estar, na Liga dos Campeões, sabemos que temos mais viagens e menos tempo de recuperação. Por isso, em relação ao FC Porto, espero um adversário melhor e diferente, mas a equipa está preparada para competir. Queremos continuar a vencer e sabemos da importância deste jogo em nossa casa para as contas do campeonato", destacou também.
Com ambas as equipas invictas no campeonato, Ricardo Costa reconheceu a relevância do duelo directo.
"Diria que num campeonato como o nosso, em que poucas derrotas existem, a não ser com as equipas que lutam pelo título, os jogos entre rivais não são decisivos mas são muito importantes. Sabemos aquilo que está em jogo e, se queremos ser campeões, temos de ganhar os nossos jogos em casa", atirou, apelando por isso à presença e ajuda do 'oitavo jogador'.
"Contamos com a força dos nossos adeptos. Sabemos que temos também jogo da equipa principal de futebol, mas se há momento que nós precisamos de apoio é este, com apenas um dia de descanso. Não há super-heróis, mas nós vamos tentar vestir a capa amanhã. Por isso, diria que a ajuda dos nossos adeptos é fundamental, estarmos juntos, porque vai ser necessariamente um jogo muito complicado", concluiu.