Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Presidente da República condecorou atletas leoninas medalhadas nos Europeus

Por Jornal Sporting
13 Jul, 2016

Sara Moreira, Patrícia Mamona e Jéssica Augusto foram agraciadas com a Ordem de Mérito

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa condecorou esta quarta-feira, no Palácio de Belém, os cinco atletas medalhados nos Campeonatos da Europa de Amesterdão, entre os quais se encontram três atletas leoninas: Sara Moreira, Jéssica Augusto e Patrícia Mamona.

“O país está numa onda feliz e hoje sentimo-nos mais felizes em virtude dos vossos sucessos. Independentemente dos problemas económicos, políticos e sociais que atravessamos, não devemos deixar de celebrar estes momentos e a oportunidade de viver o júbilo”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que não perdeu a oportunidade de lançar o repto para os Jogos Olímpicos.

“Só espero que daqui a umas semanas seja possível ter muitas mais atletas a ser condecoradas. Significaria que estaríamos a viver mais um momento ímpar da nossa história”. Uma pinião partilhada pelo primeiro-ministro António Costa: “É um bom auspício para a maior competição do mundo. Espero que todos possamos ter a maior alegria nestes Jogos, que é ver a subida da nossa bandeira acompanhada do nosso hino. Temos saudades de vos ver representar o nosso país”, explicou o primeiro-ministro.

Seguiu-se a vez de Jéssica Augusto, que recentemente tinha deixado críticas à disparidade do tratamento presidencial dado aos feitos dos atletas portugueses, em relação à Selecção de futebol. “Estava a brincar quando referi que ia ser difícil termos dois comendadores em casa (o companheiro da atleta leonina, o guarda-redes Eduardo, tinha recebido a Ordem de Mérito na segunda-feira), mas reconheço que esta medalha é mais do que merecida”.

Foi um grande dia para Jéssica Augusto, mas também para a sua colega de pista Sara Moreira, que se regozijou com a condecoração do Chefe de Estado. “É um orgulho receber esta Ordem de Mérito, depois do banho de multidão que recebi no aeroporto”, relembrou a campeã europeia da meia-maratona.

A outra campeã a estar presente nesta cerimónia foi Patrícia Mamona, vencedora do triplo salto, que continua a viver um sonho, do qual ainda não acordou. “ Tem sido um bom ano, um óptimo dia. Estou motivada, sinto-me nas nuvens e ainda não consegui descer à terra".