Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto COP e Sérgio Martins

Auriol Dongmo em destaque no primeiro dia dos Mundiais

Por Sporting CP
16 Jul, 2022

Lançadora precisou apenas de um ensaio para garantir um lugar na final

Os Campeonatos do Mundo de atletismo começaram na última sexta-feira em Eugene, no estado de Oregon, nos EUA, e Auriol Dongmo foi a atleta do Sporting Clube de Portugal em principal destaque na jornada inaugural.

A recordista de Portugal no lançamento do peso, actual Campeã do Mundo e da Europa em pista coberta, precisou de apenas de um ensaio para passar os 18,90 metros que davam a qualificação directa para a final. No primeiro lançamento, Auriol Dongmo conseguiu a marca de 19,38 metros, terminando a sua prova no primeiro lugar do grupo A.

No conjunto dos dois grupos de qualificação, Auriol Dongmo ficou na segunda posição, apenas atrás da chinesa Gong Lijiao (19,51 metros) e igualando a marca da canadiana Sarah Mitton.

Citada pelo site oficial da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Auriol Dongmo mostrou-se satisfeita por marcar presença na final após apenas um lançamento: "Era o meu objetivo chegar aqui e conseguir logo a marca de qualificação direta para a final. Assim fico mais tranquila para preparar a final de amanhã".

Jéssica Inchude, igualmente atleta do Sporting CP ao serviço de Portugal no lançamento do peso, foi melhorando ao longo da qualificação, passando de 17,39 metros no primeiro ensaio para 17,65 metros e, no final, 18,01 metros, mas não conseguiu um lugar entre as 12 melhores.

"Saio satisfeita porque é uma prova importante e eu nunca tinha feito uma marca tão boa. Para mim foi um objetivo cumprido, queria ter passado à final, mas aconteceu, estou contente. Tinha de conseguir recorde pessoal, acho que era possível, mas, simplesmente, não saiu", explicou Jéssica Inchude à FPA.

Auriol Dongmo vai entrar em prova para a final do lançamento do peso às 2h25 da madrugada (hora de Portugal continental e Madeira) deste sábado para domingo.

Também no lançamento do peso, mas masculino, Roman Kokoshko - atleta ucraniano do Sporting CP - ficou aquém da marca necessária para se qualificar para a final. No geral, com o registo de 20,02 metros que conseguiu, o Leão ficou em 15.º, sendo que apenas 12 seguiram para a luta pelas medalhas.

Nos 20km marcha, Carolina Costa foi 25.ª classificada com o tempo de 1h36m31s. "O meu objetivo era terminar esta prova com um recorde pessoal. Não fiquei longe desse recorde e assim estou contente, apesar de sentir que estava preparada para conseguir um melhor resultados, mas senti muito este calor", disse a Sportinguista à FPA.

Por fim, Dorian Keletela, em representação da Equipa de Atletas Refugiados nos 100 metros, começou bem e ficou na segunda posição na quarta série da ronda preliminar (10''48). Na fase seguinte, contudo, o velocista verde e branco ficou na sétima posição da quarta série com 10''52 e foi eliminado.

Este sábado, Patrícia Mamona entra em prova com a qualificação do triplo salto às 18h30 (hora de Portugal continental e Madeira) e Lorène Bazolo vai dar início à sua participação nos 100 metros pelas 1h10 da madrugada.