Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sergio Mateo - Sportmedia/FPA

Campeonatos da Europa de atletismo - Dia 3

Por Sporting CP
17 Ago, 2022

Patrícia Mamona e Tiago Pereira em destaque

Em Munique, na Alemanha, os Leões e Leoas do Sporting Clube de Portugal continuam a disputar os Campeonatos da Europa de atletismo e esta quarta-feira não foi excepção.

Patrícia Mamona garantiu o apuramento directo para a final do triplo salto (marcada para a noite de sexta-feira) logo no primeiro salto da qualificação, entrando com tudo e saltando 14,45 metros - a melhor marca do ano para a Leoa. Já não precisou de saltar mais e guardou assim baterias para a derradeira prova.

Citada pela organização da prova, Patrícia Mamona - que venceu o título europeu em 2016 - explicou que tudo lhe corre melhor quando se sente "livre e relaxada": "Obviamente, o meu objectivo era a qualificação directa - todas esperamos isso, mas tinha de vir para aqui de mente aberta porque a minha preparação foi dura. Desde [os Mundiais do] Oregon, tive algum descanso e tratamentos que me fizeram sentir sem lesões, o que aumentou a minha auto-confiança. Na Diamond League do Mónaco ainda não estava no meu melhor, pelo menos em comparação com a manhã de hoje. Agora, preciso de pensar na final e no facto de ainda ter mais três saltos para chegar ao grupo final. Vou dar tudo o que tenho e espero conseguir uma boa marca. Preciso de me focar no processo de recuperação e assegurar que mantenho estes níveis de confiança. Quero fazer o melhor que conseguir".

Também de manhã, Vera Barbosa entrou em acção nos 400 metros barreiras, tendo sido quinta classificada da terceira série da primeira ronda com 51''70, marca que não chegou para seguir em frente.

"Há dois dias senti um pequeno desconforto no posterior, tomei analgésico e anti-inflamatório, descansei um dia e estava a sentir-me bem. Já no aquecimento voltei a sentir o desconforto e fui várias vezes ao fisioterapeuta. Fiz um grande esforço para estar à partida, mas não corri ‘solta’, sempre com receio. Não foi a Vera natural a correr. Nas três primeiras barreiras, senti as dores, melhorei um pouco, ainda acreditei. Dei o meu melhor. Foi uma época sempre a lutar para poder estar aqui, essa parte foi conseguida", contou Vera Barbosa em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Já na sessão da tarde/noite, Abdel Larrinaga correu as meias-finais dos 110 metros barreiras e falhou o acesso à final ao ser sétimo da terceira série com 13''85. "Na vida dos barreiristas um mínimo erro pode deitar abaixo todos os objectivo. Foi o que me aconteceu. Estava bem colocado, errei, não consegui fazer melhor. Em todo o caso, estou orgulhoso de estar na meia-final, de colocar Portugal nestas provas e de aprender para na próxima oportunidade ser melhor", referiu à FPA.

Na final do triplo salto esteve Tiago Pereira, terminando na oitava posição com o melhor salto de 16,60 metros, aos quais juntou uma tentativa de 16,56 metros e outra de 16,59 metros. Os restantes ensaios foram nulos.

"Nem sei como estou. Faltam-me palavras para expressar o que sinto. Dei tudo de mim, executei tecnicamente bem, mas foi nulo. São estes dias que decidem uma carreira, sinto que perdi uma oportunidade de brilhar e trazer uma medalha para o meu país, a minha primeira medalha. E sinto que estava ao meu alcance. Fiz tudo, foi nulo, agora é trabalhar para o futuro. É uma experiência que tenho de assimilar. Estou contente por ser finalista, mas queria mais. Por isso, tenho de trabalhar mais", disse o saltador.

Por fim, a ucraniana Yuliya Loban disputou, ao longo de todo o dia, as quatro primeiras provas do heptatlo, somando 928 pontos nos 100 metros barreiras (14''36), 903 no salto em altura (1,74 metros), 793 no lançamento do peso (13,99 metros) e 825 nos 200 metros (25''68).

CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO MUNIQUE 2022 - DIA 3
Yuliya Loban (100 metros barreiras/heptatlo) - 14''36 (928 pontos)
Yuliya Loban (salto em altura/heptatlo) - 1,74 metros (903 pontos)
Vera Barbosa (400 metros barreiras) - 57''10/28.ª (de fora das meias-finais)
Patrícia Mamona (triplo salto) - 14,45 metros/apurada para a final
Yuliya Loban (lançamento do peso/heptatlo) - 13,99 metros (793 pontos)
Tiago Pereira (triplo salto) - 16,60 metros/8.º na final
Abdel Larrinaga (110 metros barreiras) - 13''85/20.º (de fora da final)
Yuliya Loban (200 metros/heptatlo) - 25''68 (825 pontos)