Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Leões e Leoas no primeiro dia dos Europeus em pista coberta

Por Sporting CP
02 Mar, 2023

Vários atletas garantiram presença nas finais das respectivas provas

Arrancaram esta quinta-feira os Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, na Ataköy Arena, em Istambul, na Turquia, com vários atletas do Sporting Clube de Portugal a entrarem em acção e a assegurarem uma vaga nas finais das respectivas especialidades.

O principal destaque no primeiro dia da competição, que conta com a maior comitiva Leonina de sempre (15 atletas), foi Auriol Dongmo. A actual Campeã Europeia do lançamento do peso conseguiu a qualificação directa para a grande final com 18,51 metros (um centímetro acima do mínimo requerido), logo à primeira tentativa, apenas atrás de Jessica Schilder (19,18 metros).

Ainda na mesma prova, Jéssica Inchude também carimbou o passaporte para a decisão (disputada amanhã a partir das 17h53, hora de PT continental e Madeira), por repescagem, ao apurar-se no sétimo lugar com um lançamento de 17,92 metros, antes de duas tentativas nulas.

No triplo salto, Tiago Pereira também assegurou a presença na final, agendada para esta sexta-feira (17h35), ao arrecadar a quinta posição na qualificação com 16,39 metros. Antes, o Leão de 29 anos já tinha alcançado os 15,06 metros, no primeiro ensaio, e os 16,15 metros, no segundo.

Já Roman Kokoshko, ucraniano de 26 anos, garantiu o sétimo lugar na eliminatória da prova do lançamento do peso, atingindo a marca de 20,43 metros logo à primeira tentativa (as duas seguintes foram nulas). O atleta Leonino vai assim disputar a decisão esta sexta-feira (16h25).

Patrícia Silva, que se sagrou recentemente Bicampeã Nacional nos 800 metros, teve aqui a sua estreia num Europeu enquanto sénior. A jovem de 23 anos, filha do ex-olímpico Rui Silva, ficou no quinto lugar (2'07''58) na série quatro de qualificação da referida disciplina, sendo eliminada.

Amanhã, será a vez de João Coelho (400 metros), Patrícia Mamona (triplo salto), Salomé Afonso (1500 metros), Lorène Bazolo e Rosalina Santos (60 metros) e Andriy Protsenko (salto em altura) entrarem em acção.