Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rúben Amorim: "É mais um momento em que temos de ganhar"

Por Sporting CP
03 Mar, 2023

Sporting CP joga este sábado (18h00) em Portimão

Rúben Amorim fez, nesta sexta-feira de manhã, a antevisão ao encontro com o Portimonense SC a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal, sublinhando a importância de os Leões venceram este encontro.

“A sequência de três vitórias num clube grande não é nada de especial, para nós torna-se é mais importante devido ao momento em que estamos. Agora vamos começar outra sequência. A preparação foi feita com o máximo cuidado, com muito trabalho de observação e táctico sobre o Portimonense SC, que sabemos que pode jogar de várias maneiras e que varia muito os jogadores. Preparámos muito bem o jogo e trabalhámos muito bem as bolas paradas para sermos competentes nessa fase do jogo. No fundo, foi a preparação normal para um jogo importante na nossa época e para mantermos a sequência de vitórias”, disse o técnico Leonino, sublinhando: “Estamos pressionados a ganhar desde o início, porque temos de ganhar sempre mesmo quando estamos na frente, mas estamos atrás isso e disso dá-nos uma pressão extra para ganhar e até ansiedade para ganharmos rapidamente”.

Na última jornada o Sporting CP encurtou a distância para os dois lugares acima e é isso que quer continuar a fazer, com Rúben Amorim a admitir, obviamente, que para isso os Leões têm de ganhar – salientando a importância de vencer – e os outros de perder: “É importante porque, mesmo que nós façamos o nosso trabalho, se os outros não perderem pontos, nós não chegamos a esses lugares. Este é mais um momento em que temos de ganhar, como já houve outros com o Boavista FC e o FC Arouca, em que tínhamos de ganhar e em que não ganhámos. Portanto, há que ter noção disso, encarar isso e amanhã temos de vencer”.

Questionado sobre quem irá a jogo e se irá fazer algumas poupanças a pensar na Europa, o treinador verde e branco disse que não: “Nós não poupamos jogadores, fazemos é rotatividade porque temos jogadores de qualidade, as características do jogos são diferentes e nós temos de ter isso em atenção para vencermos os jogos”.

Na semana em que o Sporting CP apresentou os resultados financeiros, o técnico também foi questionado sobre eles relacionando-os com os resultados desportivos e falou abertamente sobre o tema: “Não temos conseguido uma época ao nível do que pretendíamos, e isso não tem só a ver com as saídas. Os Sportinguistas têm de olhar para o ‘campo meio cheio’: o Clube está mais estável, tem melhores condições financeiras, está mais preparado para enfrentar os desafios do futuro, a formação demonstra que tem talentos que estão a surgir e o treinador tem de fazer o seu trabalho. Temos de olhar para a frente, que esse é o caminho”.

Assim, olhando para o futuro, Rúben Amorim disse que o Sporting CP já está a preparar 2023/2024: "Sabemos que ir à Liga dos Campeões é dinheiro que entra, mas já estamos a preparar a época há algum tempo. Olhando para os resultados, e não fazendo o trabalho do dr. Zenha, os resultados foram muito bons e o dinheiro do Porro ainda não entrou. Portanto, nós fazemos as contas assim. Da mesma forma que eu tenho de fazer o meu trabalho, toda a gente no Clube fará o seu trabalho para termos a melhor equipa possível. A verdade é que nós perdemos quatro titulares este ano, o Sarabia não foi por dinheiro, mas perdemos outros porque as ofertas foram grandes e eles quiseram sair. A vida é mesmo assim. Obviamente que já estamos a preparar a próxima época porque temos de o fazer, não temos as condições de outros e temos de nos antecipar. O Ousmane é para o presente e para o futuro, nessa posição já estamos salvaguardados. Temos de olhar para o futuro, planear e melhorar. Estamos a preparar sabendo que temos de ter um plano A e um plano B de acordo com a Liga do Campeões”.

Rúben Amorim falou ainda, e até foi a primeira coisa que disse, sobre a passagem da equipa da Youth League aos quartos-de-final da prova, depois de golear o AFC Ajax (5-1), dando “os parabéns a toda a gente na formação”: “Obviamente que o trabalho não está feito, temos de melhorar de ano para ano, mas a equipa esteve muito bem e demonstrou um nível muito alto. Os miúdos estão cada vez melhores e já vemos jogadores como o Youssef, que ainda são juniores e que ainda podiam estar uns dois anos nesta competição, num patamar acima. De destacar também a entrega com que o Mateus e o Fatawu, que são jogadores da equipa principal, assim como o Esteves, que já fez a pré-época connosco e jogou na A, e outros que se vão seguir, como o Travassos, jogam num escalão mais abaixo porque eles sabem que, a qualquer momento, podem ser titulares na equipa principal e depois têm de baixar e têm de demonstrar esta capacidade”.

O técnico esteve a assistir a essa partida ao lado do seleccionador nacional Roberto Martínez, com quem falou: “Trocámos algumas ideias sobre os jogadores do Sporting CP e penso que o míster irá fazer o mesmo com outros treinadores. Eu dei a minha opinião e, claro, meto sempre uma cunha pelos meus jogadores (risos). Há pessoas com quem falamos dois minutos e gostamos e eu gostei do míster Martínez. Desejo-lhe a melhor sorte. Irá cometer erros, fará coisas boas e estamos todos com ele para termos uma selecção forte”