"Uma vitória muito importante"
28 Fev, 2016
Ricardo Barata, técnico da equipa feminina de basquetebol, analisou a vitória das 'leoas'
Ricardo Barata, treinador da formação feminina de basquetebol, falou de mais uma final ganha pela sua equipa, louvando a capacidade competitiva demonstrada ao longo do encontro.
“Uma vitória muito importante porque, até ao final da temporada, todos os jogos são finais para garantirmos rapidamente a manutenção. O jogo não foi muito bem conseguido, mas soubemos ser bastante competitivos. Tivemos um período muito bom, onde ganhámos uma boa vantagem, no entanto, a nossa jogadora mais influente em termos de jogo interior fez muito cedo quatro faltas. Tivemos de gerir essa situação e a equipa ressentiu-se um pouco, mas também soube reagir e teve mérito nisso. Não conseguimos ser consistentes até ao final, mas a resposta no prolongamento foi muito positiva”.
O técnico considera que as ‘leoas’ procuraram a sorte do jogo e salienta a atitude guerreira depois de um período de paragem de três semanas.
“Eu costumo dizer que a sorte se procura, não esperamos que ela caia de qualquer lado. Nós, hoje, procurámos essa sorte. Não foi muito bem jogado, viemos de um período de paragem de três semanas e isso reflecte-se. Em termos de atitude, procurámos a sorte e a vitória sorriu-nos”.
Na etapa complementar, a equipa ‘leonina’ perdeu uma vantagem de 7 pontos por duas vezes, mas Ricardo Barata afirma que as adversárias também tiveram o seu mérito nesse período.
“Era evitável, mas a equipa adversária também teve mérito – foi um período em que tiveram uma percentagem elevadíssima ao nível dos lançamentos de campo e conseguiram recuperar. Não conseguimos gerir o jogo”.
Projectando a restante temporada, o treinador 'verde e branco' aponta os dois objectivos principais.
“Esta equipa do Sporting CP pode sonhar, num futuro imediato, com a manutenção. Como segundo objectivo, queremos conseguir um apuramento para o 'playoff' – ficar entre os 8 primeiros classificados na fase regular. Temos qualidade para isso”, concluiu o técnico do Sporting CP.