Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Sporting CP organiza final distrital

Por Jornal Sporting
25 Jan, 2018

Apresentação da prova feita nesta tarde de quinta-feira no Auditório Artur Agostinho, liderada por Rui Caeiro

O Sporting CP irá organizar, em parceria com a Associação de Basquetebol de Lisboa (ABL), a fase final do XL Campeonato Distrital de sub-16 masculinos, que decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro, no Pavilhão da Escola Secundária do Lumiar. Este torneio terá como protagonistas o Sporting CP, Benfica, Clube de Basket de Queluz (CBQ) e o Núcleo de Basquetebol Queluz (NBQ), as quatro primeiras classificadas da fase regular.

Em antevisão a este torneio, decorreu nesta quinta-feira no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José de Alvalade, a conferência de imprensa da respectiva competição onde estiveram presentes Rui Caeiro, elemento do Conselho Directivo, António Feu, director da secção do basquetebol, o técnico leonino dos sub-16, José Lima, o capitão de equipa dos leões, Rodrigo Patinho, e Rogério Mota, presidente da ABL.

Rui Caeiro iniciou a conferência destacando a felicidade do Clube em organizar este torneio. "É um orgulho para o Sporting CP realizar esta final four. Assumimos o compromisso de continuar a desenvolver o basquetebol. Estamos empenhados em dar o nosso contributo para a modalidade e deixamos a promessa de, no futuro, continuarmos a trabalhar de forma a contribuir de maneira crescente para o basquetebol", começou por dizer. Acrescentando:" Desejo os maiores sucessos a todos os atletas que vão estar a competir no próximo fim-de-semana, que honrem a historia do clube e a historia da modalidade".

Rogério Mota, por seu lado, salientou o entusiamo de voltar a ver a modalidade representada em Alvalade. "É um orgulho trabalhar diretamente com um clube histórico da modalidade. Espero que seja um regresso para ficar. Foi  uma enorme satisfação ver o Sporting CP a organizar este torneio e estou convicto que iremos ter uma fase final com uma excelente organização. Isto é mais um momento para que a modalidade se afirme em Lisboa. O Sporting CP é indispensável na prática do basquetebol e espero que a curto prazo volte a suceder nova cooperação deste género".

Os leões conseguem, desta forma, desde o regresso do basquetebol ao Clube em 2016, participar em duas finais consecutivas. No primeiro ano em sub-14 masculinos e agora em sub-16, do mesmo género. António Feu destacou este facto e sublinhou o trabalho contínuo que tem vindo a ser desenvolvido. "Foi criada na formação a base para uma futura constituição de equipas nos mais variados escalões. Começámos dos seis aos 16 e hoje temos uma equipa de sub-16 masculina que vai disputar a fase final do Campeonato Distrital de Lisboa. Fico muito feliz quando vou assistir a treinos e noto uma constante evolução dos nossos jogadores. O basquetebol é uma modalidade histórica do Sporting CP, infelizmente esteve ausente durante uns anos, mas o Conselho Directivo tem feito um excelente trabalho, fazendo regressar um conjunto de modalidades que dão vida ao Clube. Estamos a trabalhar para honrar a camisola do Sporting Clube de Portugal!"

O treinador João Lima fizeram questão de esclarecer o nível competitivo dos quatro emblemas participantes, mas afirmaram que tudo farão para conquistar este troféu. “Esta competição vai ser muito equilibrada. Já vencemos o Benfica duas vezes, outras tantas o Clube Basket Queluz, e ganhámos ao Núcleo uma vez. Não há equipas mais fracas. Queremos entrar bem no primeiro jogo e fazer uma grande final four", esclareceu.

Os jogos decorrerão no pavilhão da escola secundária do Lumiar. A 1.º jornada colocará frente a frente o CBQ-NBQ às 20h15 e o Sporting CP-Benfica às 22h15.