Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e Sérgio Martins

Campeões Nacionais!

Por Sporting CP
02 Jun, 2021

Sporting CP conquista a Liga Placard de basquetebol

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, esta quarta-feira, Campeã Nacional da modalidade pela nona vez na sua história. 39 anos depois do último título nacional (1981/1982), e menos de dois anos desde o regresso da equipa ao activo, os Leões voltaram a subir ao lugar mais alto do basquetebol português ao vencerem o FC Porto por 86-85 (22-20, 29-27, 17-16 e 18-22) no quinto e último jogo da final da competição.

Foi, assim, a cereja no topo do bolo de um 2020/2021 memorável para o basquetebol verde e branco, que juntou a Liga Placard às duas Taças de Portugal conquistadas na presente temporada (uma delas referente a 2019/2020).

A ansiedade e o nervosismo acabaram por volta das 19h00, quando o jogo teve início no Pavilhão João Rocha. Com 2-2 na eliminatória e com duas grandes equipas na quadra da arena Leonina, toda a Liga se resumia ao duelo que estava prestes a começar. E que começou a todo o gás, com muita intensidade e muitos pontos marcados nos instantes iniciais.

Shakir Smith abriu a contagem para o Sporting CP, o FC Porto empatou e um afundanço de John Fields repôs a vantagem. Micah Downs acertou um lançamento triplo para o 7-4 e, pouco depois, um parcial de 8-0 colocou os dragões a vencer por 11-14.

O Sporting CP voltou a passar para a frente quando Travante Williams facturou da linha dos três pontos, mudando o resultado para 18-17, e um afundanço de João Fernandes em cima da buzina fechou o primeiro quarto em 22-20.

Percebeu-se, ao fim de dez minutos, que ia ser um duelo equilibrado, com vantagens e superioridades de parte a parte. O jogo estava a ser bom - foi mesmo o melhor da final e um dos melhores da temporada - e um triplo de Travante nos primeiros instantes do segundo quarto fez o 25-22 para os Leões. Mas o FC Porto voltou a reagir, desta feita com 11 pontos consecutivos (25-33).

O FC Porto estava muito bem da linha dos três pontos, mas depois foi a vez do Sporting CP fazer o mesmo. Só no segundo quarto, Travante Williams, Micah Downs (duas vezes), Diogo Ventura (duas vezes) e Pedro Catarino acertaram lançamentos triplos e o Sporting CP passou para a frente nos 43-41. A vantagem aumentou ligeiramente ao intervalo, com o resultado a fixar-se nos 51-47. Com 14 pontos até então, Travante Williams estava a ser a figura da partida.

O jogo regressou dos balneários com o equilíbrio habitual, mas menos lançamentos convertidos com sucesso. John Fields deu início à pontuação da segunda parte e, para os 59-53, João Fernandes protagonizou um vistoso afundanço, mas o FC Porto respondeu em força mais uma vez, passando para a frente nos 59-60.

O Sporting CP, no entanto, não deixou os visitantes fugirem no marcador. Os triplos de Travante Williams e Micah Downs voltaram a virar o resultado e o primeiro dos dois norte-americanos fechou mesmo o quarto em 68-63.

A vantagem de cinco pontos era, claro, agradável à entrada para o último quarto, mas nada estava resolvido, como provou o triplo bem-sucedido de Garrett Nevels, do FC Porto, para o 68-66.

Os azuis e brancos apareceram com tudo e conseguiram empatar a partida a 75 pontos e passar para a frente nos 77-78. A vida tornou-se mais complicada para o Sporting CP, principalmente quando a desvantagem passou a ser de seis pontos (78-84).

Os Leões, claro, não desistiram e foram atrás da vitória nos últimos instantes. James Ellisor, Travante Williams e Micah Downs pontuaram e a 42 segundos do final o marcador apontava 83-84, estando tudo em aberto. Jalen Riley acertou um lance livre que fez o 83-85 para o FC Porto e o Sporting CP ficou com 18 segundos para tentar facturar.

E conseguiu. A seis segundos do fim, Shakir Smith penetrou a defesa portista e conseguiu mais dois pontos para o 85-85. Restava um ataque do FC Porto, mas o Sporting CP recuperou a bola e Micah Downs sofreu falta. Lances livres para o camisola 33 com menos de um segundo para jogar e o Leão acertou um deles. O suficiente para vencer o jogo por 86-85 de forma épica e dar o título nacional ao emblema de Alvalade.

A festa, claro, explodiu no Pavilhão João Rocha. 39 anos depois, o Sporting CP é Campeão Nacional de basquetebol.

Sporting CP: Travante Williams (21), Francisco Amiel, John Fields (9), Jorge Embaló, Shakir Smith (6), Diogo Ventura (12), João Fernandes (8), Cláudio Fonseca, Diogo Araújo, Pedro Catarino (3), Micah Downs (16) e James Ellisor [C] (11).