Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Fernando Veludo/NFactos

Tudo decidido no último quarto

Por Sporting CP
28 Dez, 2021

Leões derrotados na Dragão Arena (66-59)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou, esta terça-feira, o FC Porto e caiu por 66-59 no jogo da 13.ª jornada da fase regular da Liga.

Num duelo de candidatos ao título marcado por algumas decisões controversas, as defesas das duas equipas superiorizaram-se aos ataques e o Clássico só se resolveria no último período, onde o FC Porto fez valer a sua ligeira vantagem no marcador. Travante Williams foi o melhor do lado verde e branco, totalizando 17 pontos, cinco ressaltos e seis assistências.

Com Travante, Diogo Ventura, João Fernandes, Joshua Patton e Micah Downs no cinco inicial, os primeiros minutos pautaram-se pelo equilíbrio expectável, mas com um ascendente verde e branco (10-15). Já com os dragões mais fortes nos ressaltos (11-7 neste capítulo) e a aproveitarem alguns turnovers Leoninos consecutivos, deu-se a reviravolta no marcador (19-18), fechando os primeiros dez minutos com 22-21.

No segundo período, já com Miguel Maria Cardoso, Tanner Omlid e António Monteiro em campo, o camisola 11 reestabeleceu rapidamente o empate (22-22), mas as duas formações demoraram a afinar a pontaria – mais de três minutos e meio e apenas um ponto marcado.

Nos últimos cinco minutos do quarto, o Clássico voltou a subir de qualidade e Monteiro fez o 28-28 desde a linha de três pontos. Ainda assim, o FC Porto voltaria a assumir a liderança do resultado e um novo triplo de Monteiro fixou o 39-37 ao intervalo. Com 15 pontos, dois ressaltos e três assistências, Travante foi o melhor dos Leões na primeira parte.

Apesar das oportunidades do Sporting CP seriam os azuis e brancos a recomeçar por cima (45-39). Ainda assim, à boleia de Daniel Relvão, João Fernandes e Omlid, a turma de Alvalade reagiu e virou o resultado (45-48). Até ao fim do terceiro quarto - o menos produtivo ofensivamente para ambas as formações (13-13) - os dois emblemas revezaram-se na liderança, mas foram os dragões a voltar a sair na frente por 52-50. Tudo em aberto para os últimos dez minutos.

Mais uma vez, as defesas voltavam a superiorizar-se aos ataques e a margem curta no marcador mantinha-se. Cada vez mais em evidência no jogo das tabelas (16 pontos e seis ressaltos), Patton fez o 55-55, que, no entanto, seria rapidamente contestado pelo FC Porto, dilatando a vantagem (60-55). A diferença de acerto nos lançamentos exteriores (35%-17% no fim da partida) ia pesando no resultado.

Depois de uma fase com muitas paragens e da expulsão de Ventura, Travante ainda reaproximou os Leões (63-59), porém os dragões foram alargando as suas posses de bola e geriram o encontro até à buzina. Com este desfecho, o Sporting CP mantém os 21 pontos na Liga.

Sporting CP: Travante Williams (17), Miguel Maria Cardoso, Mike Fofana, Diogo Ventura [C] (4), António Monteiro (6), Tanner Omlid (5), João Fernandes (4), Daniel Relvão (2), Diogo Araújo, Joshua Patton (16), Micah Downs (5) e Daniel Machado.