Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Luís Magalhães: "Era muito difícil, mas demos tudo"

Por Sporting CP
26 maio, 2022

Técnico considerou que o desgaste acumulado fez a diferença

No final do Clássico, que deixou o Sporting CP fora da luta pelo Bicampeonato Nacional, o treinador Luís Magalhães reagiu à partida em declarações à Sporting TV.

"Foi um jogo muito complicado. A equipa estava completamente esgotada, porque a FIBA Europe Cup foi muito desgastante. Conseguimos o que nunca tinha sido feito feito [primeiro clube português a chegar aos 'quartos' na Europa] e fizemos 15 jogos internacionais. Conquistámos quase todos os títulos este ano e uma das equipas que está na final vai ser campeã e outra vai ficar sem ganhar nada", começou por dizer, acrescentando: "Houve um desgaste grande e surgiram lesões em jogadores importantes".

Apesar da eliminação, o técnico frisou que a equipa "dignificou o Sporting CP" durante a prova, mas também no momento da derrota. "Estar no desporto ao alto nível é isto mesmo, lutar para ganhar, mas quando se perde há que felicitar o adversário sem arranjar bodes expiatório", frisou Luís Magalhães, antes de enaltecer também os aplausos dos Sportinguistas à equipa no final do encontro: "Penso que foi justo este aplauso de vários minutos. Os adeptos perceberam que tentámos fazer o nosso melhor mesmo com várias limitações. Enfrentámos este play-off sem o Tanner Omlid e o Micah Downs, com o Joshua Patton e o Justin Tuoyo lesionados, o Travante a recuperar de lesão... Era muito difícil, mas mesmo assim demos tudo".

Com a conquista de três títulos em quatro possíveis nesta época, Luís Magalhães considerou que o balanço foi "excelente", comunicando também o fim do seu ciclo enquanto treinador verde e branco. 

"Quando cheguei era por um ano e pediram-me para ganhar um título neste regresso do Sporting CP. A pandemia fez-me ficar mais tempo, mas agora o meu ciclo acabou. Tenho de agradecer à direcção do Sporting CP, ao presidente e ao Miguel Afonso, e também aos trabalhadores do pavilhão, bem como a toda a equipa. Foi uma passagem muito gratificante, gostei de cá estar e o Sporting CP pode continuar a ser melhor. No total, ganhámos seis títulos e fizemos uma grande campanha na Europa", resumiu, deixando, por fim, um alerta para a modalidade: "O basquetebol está doente, este ano sofreu um ataque grande, mas é uma boa modalidade e é preciso tomar conta dela".

De seguida, Shakir Smith, base dos Leões, analisou este terceiro e derradeiro jogo, considerando que a diferença nos ressaltos ganhos (23-26) foi "um problema". "Os nossos postes têm dado tudo, mas tem sido uma época longa", acrescentou, dirigindo-se depois aos adeptos: "Obrigado pelo apoio ao longo de toda a temporada. Estava a ser uma grande época, foi uma pena ter de acabar assim. Competimos sempre, damos tudo independentemente do adversário e conseguimos três de quatro títulos. Temos de manter a cabeça erguida".