Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Basquetebol soma e segue antes do dérbi

Por Sporting CP
25 Mar, 2023

Leões tiveram de se aplicar para passar em Ovar (70-78)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu, este sábado, a AD Ovarense por 70-78 no jogo da quinta jornada do grupo A da segunda fase da Liga.

A tarefa não foi nada fácil na Arena de Ovar, embora os Leões tenham liderado durante praticamente toda a partida – exceptuando o primeiro período. Num jogo de muita luta, o Sporting CP soube sofrer sem perder o controlo do encontro, contando ainda com um decisivo Isaiah Armwood (19 pontos e nove ressaltos). Esta época são já quatro triunfos sobre a AD Ovarense em outros tantos jogos.

Desta vez, para enfrentar o actual quinto classificado desta fase, Pedro Nuno Monteiro, treinador dos Leões, apostou em Travante Williams, Diogo Araújo, Joshua Patton, Isaiah Armwood e Marcus LoVett Jr de início. E assim que a intensidade defensiva da turma de Alvalade se fez sentir, rapidamente se dilatou a vantagem no marcador, graças principalmente aos triplos consecutivos de Travante (dois) e LoVett Jr (7-18).

Contudo, na recta final dos primeiros dez minutos, o jogo mudou completamente de figura. A AD Ovarense aproveitou o desacerto ofensivo verde e branco e com um parcial de 14-0 saiu a vencer para o segundo período por 21-18.

Este foi um quarto de muita luta, que obrigou os Leões a correr atrás de um empate que chegaria com o 32-32 a cerca de três minutos do intervalo. Ainda assim, o Sporting CP não se ficou por aqui e, com mérito, desta vez iria a vencer para o intervalo por 34-38, graças a Diogo Ventura.

Com 13 pontos e cinco ressaltos, Armwood já era o jogador verde e branco em principal destaque neste equilíbrio de forças na Arena de Ovar.

Mais errático foi o reatamento, também pela prevalência das defesas sobre os ataques. No entanto, nada demoveu a turma de Alvalade da liderança, com Travante a cimentá-la em 40-47. Por sua vez, o conjunto de Ovar respondia sempre e foi-se mantendo na discussão do resultado, ficando tudo em aberto para os derradeiros dez minutos (52-56).

Começariam com triplos a cair de um lado e do outro, alertando que a disputa continuaria e seria até ao fim, embora os Leões continuassem sempre por cima do resultado. Ora, nesta fase se um triplo de Travante seguido de dois lances livres de Ventura já criaram uma importante ‘almofada’ de seis pontos, foi uma jogada de 3+1 de Armwood a dar uma renovada e determinante segurança ao Sporting CP, desenhando o 58-68 a cinco minutos da última buzina.

Contudo, como ao longo de todo o encontro, a AD Ovarense, embalada pelos seus adeptos, mostrou-se sempre bem viva e pronta a ameaçar o triunfo da turma de Alvalade, que nesta fase contou com um Ventura decisivo no ataque (65-72). Seja a gerir os ritmos do ataque, nos ataques ao cesto ou desde a linha de lance livre, o capitão verde e branco nunca tremeu – acabou com 18 pontos - e encaminhou a vitória para Alvalade, antes de LoVett Jr assinar o 70-78 final.

Com este desfecho, os Leões de Pedro Nuno Monteiro seguem na liderança do grupo A desta segunda fase com os mesmos 49 pontos que soma também o FC Porto – o SL Benfica pode igualar também as contas se vencer o seu embate desta jornada. Precisamente na próxima jornada, o Sporting CP terá pela frente mais uma deslocação, desta feita ao Pavilhão da Luz para um dérbi com as águias.

Sporting CP: Travante Williams (18), Eddy Polanco (6), Marko Loncovic (3), Diogo Ventura [C] (18), António Monteiro, João Fernandes, Diogo Araújo (3), André Cruz, Joshua Patton, Isaiah Armwood (19) e Marcus LoVett Jr (11).