Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Triunfo no dérbi empata final

Por Sporting CP
06 Jun, 2023

​Leões batem SL Benfica por 87-93 no jogo dois na Luz

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi à Luz empatar 1-1 a final dos play-offs da Liga, que se decide à melhor de cinco, ao vencer esta terça-feira o SL Benfica por 87-93 no jogo dois. A turma de Alvalade passa assim a ter vantagem no factor casa, tendo a oportunidade de fechar as contas do título caso vença os dois próximos dérbis no Pavilhão João Rocha. 

Depois de terem perdido 85-84 no jogo um, com um lance ilegal que deu a vitória às águias no último segundo, os Leões entraram melhor na partida, com os triplos de Travante Williams e Marcus LoVett Jr a darem a primeira vantagem (4-8). Ainda assim, os dez minutos iniciais foram sempre discutidos taco a taco e, já na recta final, o SL Benfica acabou por adiantar-se (25-21).

No segundo período, pouco ou nada mudou. O Sporting CP voltou a arrancar por cima (28-30), passou para a frente e, a partir daí, assistiu-se a alternâncias constantes no marcador. Os encarnados revelaram depois algum ascendente e alcançaram a maior vantagem até aí, de nove pontos (44-35), diferença essa que conseguiram manter até ser atingido o intervalo (48-39).

No regresso dos balneários, os Leões entraram a todo o gás com um parcial de 3-14, mostrando-se mais fortes em todos os capítulos, e passaram novamente para a dianteira (51-53) ao fim dos primeiros cinco minutos. Depois disso, o SL Benfica acordou e a toada voltou a ser de equilíbrio, com empates sucessivos e diferenças mínimas, mas o Sporting CP segurou a vantagem (60-66).

Vindos da sua melhor fase em toda a partida (parcial de 12-27), já no último quarto os Leões aumentaram para 60-68, a maior margem em todo o jogo, e estiveram sempre à frente nos cinco minutos inaugurais. Os triplos consecutivos de Toney Douglas ainda permitiram ao SL Benfica virar o resultado (76-75), mas o Sporting CP voltou a revelar-se mais forte.

Mesmo sem Marcus LoVett Jr nos três minutos finais, dado que este atingiu o limite de faltas, a turma de Alvalade apresentou-se melhor, forçando vários erros ao adversário, e voltou a distanciar-se (80-87). A partir daí, apesar da aproximação final dos encarnados, o triunfo nunca esteve em questão, pois os Leões foram mais assertivos a defender e a atacar, vencendo 87-93.

Nota de destaque para Marcus LoVett Jr (21 pontos), Travante Williams (21) e Eddy Polanco (15), que foram os melhores marcadores da partida do lado do Sporting CP.

O terceiro jogo da final está marcado para sexta-feira (19h00), no Pavilhão João Rocha, sendo que se o Sporting CP vencer, poderá sagrar-se Campeão Nacional em casa, no quarto encontro.

Sporting CP: Travante Williams (21), Marko Loncovic (2), Joshua Patton (10), Isaiah Armwood (12), Marcus LoVett Jr (21); Eddy Polanco (15), Ricardo Monteiro, Diogo Ventura [C] (10), António Monteiro, João Fernandes (2), Diogo Araújo e André Cruz.