Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Desaire no dérbi deixa Leões sem margem de erro na final

Por Sporting CP
09 Jun, 2023

Sporting CP caiu no Pavilhão João Rocha em dia 'não'

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, esta sexta-feira, o SL Benfica e perdeu por 57-101 no terceiro jogo da final dos play-offs da Liga. Assim, os Leões de Pedro Nuno Monteiro voltam a estar em desvantagem na decisão e no domingo, novamente em casa, estão obrigados a vencer o dérbi para levar a discussão para a ‘negra’.

Naquele que foi o primeiro dérbi da final disputado no Pavilhão João Rocha – muito perto da lotação esgotada – foi, sobretudo, uma diferença de eficácia muito contrastante (29%-52%) – principalmente nos triplos (7-16) - a desequilibrar o encontro no fim do segundo período e no início do terceiro. Pelo meio, juntou-se mais um obstáculo: a expulsão de Travante Williams ao intervalo. Desta forma, depois de mais um jogo de contrariedades, o Sporting CP ficou sem margem de erro na final.

Antes disso, o primeiro período prometeu um duelo mais equilibrado. Com Travante Williams, Marko Loncovic, Joshua Patton, Isaiah Armwood e Marcus LoVett Jr no cinco inicial, os Leões de Pedro Nuno Monteiro entraram com tudo e dois cestos consecutivos – afundanço exclamativo incluído – de Armwood soltaram os primeiros rugidos da bancada – e o 4-0 no marcador durou os primeiros quatro minutos, quando caiu um triplo para os encarnados.

Pouco depois, LoVett Jr, Diogo Ventura e Travante responderam na mesma moeda desde a linha de três pontos e os dois ataques começaram a carburar, melhorando as percentagens de acerto (13-9). Essa toada de equilíbrio tomou conta do dérbi até ao fim dos primeiros dez minutos, que se encerram com o resultado em 17-17.

Depois, o SL Benfica trouxe para o segundo período muita eficácia nos triplos e distanciou-se, primeiro por 21-28 e, a seguir, por 24-33, embora pelo meio Ventura também tenha convertido um lançamento exterior. Nesta fase, os Leões sentiram mais dificuldades ofensivas, enquanto as águias iam tendo um aproveitamento quase total, chegando a uma margem de dez pontos a dois minutos e meio do intervalo (28-38).

Eddy Polanco, com um triplo para o Sporting CP, ainda ameaçou inverter a tendência, mas foi mesmo o SL Benfica a sair por cima na primeira parte, beneficiando ainda de um lançamento do meio-campo de Aaron Broussard já sob a buzina para o 34-48 – e sintomático da eficácia visitante neste período, no qual marcaram 31 pontos.

Foi precisamente aí que residiu a diferença que se reflectiu até então no marcador: 32%-54% na percentagem de acerto nos lançamentos, ainda mais acentuada nos triplos (31%-69%).

E a tarefa verde e branca ainda se complicou mais logo no reatamento do dérbi, com as águias a acumularem um parcial de 0-14, enquanto nada saía bem aos Leões no ataque (34-62), que sentiram o golpe e já não contavam com Travante, expulso no intervalo. Depois, seria Armwood, desde a linha de lance livre, aos quatro minutos, a colocar um ponto final na ‘seca’ ofensiva Leonina.

Daqui em diante, a missão era espinhosa e Pedro Nuno Monteiro foi procurando respostas no banco de suplentes, rodando a equipa e lançando, por exemplo, André Cruz, António Monteiro e Diogo Araújo – e este último contribuiu de imediato com um triplo para o 42-69. No entanto, faltou um ‘antídoto’ defensivo para contestar a eficácia adversária e, ao mesmo tempo, mais e melhores ideias e lançamentos.

À entrada para os derradeiros dez minutos, o 45-74 no marcador já seria irrecuperável para o Sporting CP, que nunca deixou de lutar e teve apoio das bancadas até ao fim. Ainda assim, se para o conjunto verde e branco foi claramente um dia ‘não’ (apenas 11 e 12 pontos marcados, respectivamente, no terceiro e quarto períodos), as águias continuaram a encestar um pouco de todo o lado (50-83).

Ante do fim, Loncovic acabou excluído por acumulação de faltas e 57-101 foi o resultado final.

Agora, Leões e águias voltam a medir forças já neste domingo (19h00), num quarto jogo que já pode ser decisivo: só uma vitória verde e branca pode adiar a decisão do título e reservar a discussão para um quinto e último jogo.

Sporting CP: Travante Williams (3), Eddy Polanco (9), Ricardo Monteiro (3), Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (12), António Monteiro (2), João Fernandes, Diogo Araújo (6), André Cruz (2), Joshua Patton (4), Isaiah Armwood (5) e Marcus LoVett Jr (11).